Assembleia Municipal de Lisboa
1927
1927
*
*
*
*
Lá vai Lisboa
Ascensor da Bica fez 122 anos
28-06-2014 Zita Ferreira Braga
28 de Junho 1892

O "Ascensor da Bica", uma das principais atracções turísticas de Lisboa, comemorou 122 anos a transportar vidas e sonhos pela Rua da Bica.

Inaugurado em 1892, foi o terceiro do seu tipo ao serviço na cidade de Lisboa e é hoje uma das principais atracções turísticas da cidade, a par dos Elevadores de Santa Justa, da Glória e do Lavra.

O Ascensor da Bica é composto por duas carruagens, cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente, com capacidade para transportar 23 passageiros.

Projectado pelo engenheiro português Raoul Mesnier de Ponsard, funcionava inicialmente com máquinas a vapor e foi electrificado em 1916, tendo sido classificado, a par com os Ascensores da Glória, do Lavra e do Elevador de Santa Justa, Monumento Nacional em 2002.

O Ascensor da Bica difere dos seus congéneres pela sua proximidade ao Rio Tejo o que lhe confere uma paisagem diferente da dos outros ascensores.

O trajecto deste ascensor começa num edifício setecentista, de Duarte Belo, próximo do Cais Sodré, no cruzamento da Rua de São Paulo com a Rua da Bica, percorrendo uma íngreme encosta até ao Largo do Calhariz, na entrada do Bairro Alto.

A viagem, embora curta, proporciona uma vista belíssima e diferente sobre o Tejo, ao mesmo tempo que atravessa um bairro popular, castiço e tipicamente lisboeta.

Lisboa é conhecida pelas suas sete colinas e caracterizada pela existência de ruas sinuosas e íngremes, que dificultam a circulação pedonal e a mobilidade das pessoas.

Tendo em conta estas dificuldades, a CARRIS lançou em 1884 o transporte em ascensores e elevadores.

Estes meios de transporte, carregados de História, entre os quais se conta o Ascensor da Bica, estão hoje inseridos na Rota dos Ascensores, promovida pela CARRIS, a qual permite a quem visita Lisboa desfrutar de uma visão diferente, talvez única da cidade.