Assembleia Municipal de Lisboa
*
Janeiro 11, 2015
Prémios Arco-íris 2014 distinguem Lisboa
11-01-2015 AML com CML

A Câmara Municipal de Lisboa e a cantora brasileira Daniela Mercury foram dois dos premiados na 12.ª edição dos Prémios Arco-Íris, da Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (ILGA), que decorreu no sábado à noite, em Lisboa.

Ricardo Araújo Pereira voltou a apresentar a cerimónia e formulou um desejo: espera que a ILGA acabe. "Se o Mundo fosse como nós achamos que devia ser, a ILGA não fazia sentido e é para aí que caminhamos", disse, durante a apresentação.

O Teatro do Bairro foi pequeno para as centenas de espectadores que marcaram presença nesta edição dos Prémios Arco-íris, que todos os anos têm por missão distinguir pessoas e instituições que se empenharam no combate à discriminação em função da orientação sexual e identidade de género.

O destaque deste ano foi para o Município de Lisboa, parceiro da associação ILGA desde a primeira hora, co-organizadora de vários eventos, entre eles o Arraial Pride, e que este ano deu mais um passo importante na promoção da igualdade de direitos com a aprovação do Plano de Acção dos Direitos Sociais que inclui várias medidas protectoras contra a discriminação, bem como do primeiro plano municipal contra a violência doméstica e de género. Outro dos contributos importantes, assumidos pelo município, foi a cedência do novo espaço para a sede da ILGA, agora sediada na Rua dos Fanqueiros, que permitiu a já muito desejada saída do velho espaço da Rua de S. Lázaro.

Premiados foram ainda o Instituto de Apoio à Criança, a UNICEF Portugal, a peça de teatro 'Gisberta', com Rita Ribeiro, o Conselho Português para os Refugiados e António Simões, pela "coragem na afirmação da sua homossexualidade."

A receber o prémio em nome da cidade esteve o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso que na hora de agradecer o prémio, referiu que “defender os direitos e a igualdade das pessoas é o mínimo que uma autarquia deve fazer”, estendendo o agradecimento à equipa municipal que trabalha para uma maior promoção da igualdade na cidade.