Assembleia Municipal de Lisboa
*
Intervenção artística na fachada lateral do Edifício Fórum Lisboa
Resultado do Concurso "25 de Abril Hoje"
08-04-2014 AML
execução do projecto vencedor entre 21 e 27 de Abril

Uma "dança que mantém o conceito de luta, de trabalho de equipa", segundo Tamara Alves, a vencedora do concurso, arrebatou unanimidade na escolha do júri formado por Júlio Pomar, Helena Roseta e Jorge Ramos de Carvalho.

25 de Abril Hoje foi o tema escolhido pela Assembleia Municipal de Lisboa para o concurso que pretende evocar os 40 anos da Revolução dos Cravos, através de uma intervenção de arte urbana a executar na fachada norte do edifício Fórum Lisboa.

O Júri do Concurso - formado por Helena Roseta (Presidente da AML), Jorge Ramos de Carvalho (Director do Departamento de Património Cultural da CML) e Júlio Pomar, artista plástico que presidiu – apreciou as 21 propostas recebidas, tendo eleito, por unanimidade, o trabalho de Tamara Alves, a quem deixamos os nossos parabéns!

Algo de coreográfico constrói esta proposta de Tamara Alves. Algo de movimento, de energia, de respiração emana da composição. Corpos que lutam e se enlaçam, corpos que se confrontam e se sustentam, corpos que combatem e se ajudam. São mulheres e homens de igual para igual, um povo unido numa «dança que mantém o conceito de luta, de trabalho de equipa», nas palavras da sua autora. É também na presença da pomba branca e em alguns apontamentos de vermelho dos tão eloquentes cravos da nossa revolução, que se celebra aqui o 25 de Abril, absolutamente sob o signo da liberdade e da força que nasce desta união.

Para Helena Roseta, “o 25 de Abril não foi apenas uma libertação política da ditadura. Foi uma libertação da vida, das energias positivas das pessoas e do próprio amor, que deixou de ser, também ele, uma palavra proibida. Penso que este trabalho da Tamara interpreta, de uma forma não estereotipada e muito pessoal, essa libertação e essa energia em que todos nos podemos rever”.

A execução do projecto vencedor ocorrerá entre 21 e 27 de Abril