No dia 25, Há Festa no Parque promete um dia recheado de atividades com teatro, danças, yoga, zumba, marionetas, oficinas criativas, jogos tradicionais e pintura, entre outras. A partir das 10h30, no Parque Eduardo VII.
Ainda às 10h30 arranca de vários pontos da cidade a Corrida da Liberdade, um mar de gente a celebrar o desporto e a liberdade com meta nos Restauradores.
A Quinta Pedagógica dos Olivais abre as suas portas à pequenada nesse dia, com actividades para maiores de seis anos a partir das 11horas. E se de manhã o objetivo é conhecer a quinta e os seus animais, a partir das 15 o atelier “Da Tosquia à Lã” está disponível para crianças a partir dos três anos, que aí podem conhecer todas as fases por que passa a lã. As duas atividades são gratuitas mas carecem de inscrição prévia através do e-mail
quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt, ou do telefone 218 550 930.
A revolução de 74 é também lembrada no grande ecrã e o Cinema Ideal oferece à população de Lisboa, no dia 25, ao meio dia, uma sessão do filme “As Armas e o Povo”, com entrada gratuita. Um retrato dos dias vividos entre o 25 de Abril e o 1º de Maio de 1974, resultado do trabalho coletivo de um grupo de cineastas que então saíram à rua e filmaram tudo o que acontecida à sua volta (excerto do filme). Às 16h45 é projetado na mesma sala “Outro País” de Sérgio Tréfaut com um custo de cinco euros por bilhete e oferta do segundo.
E porque a música não podia faltar aos parabéns, o São Luíz apresenta às 16 horas “Concerto Moderno”, uma orquestra de cordas formada por jovens instrumentistas da área de Lisboa que interpretam no dia 25 músicas de Lopes Graça e Eurico Carrapatoso. Com direcção de César Viana e a participação especial da solista Carla Caramujo.
Às 19 horas, um momento há muito esperado na cidade que viu Abril nascer: a inauguração do Museu do Aljube.