Assembleia Municipal de Lisboa
*
No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Lisboa ganha uma zona de lazer no Carmo e um elevador gratuito em Alfama
10-06-2015 Inês Banha, DN

Fernando Medina inaugura a última obra prevista no plano de recuperação da zona atingida pelo incêndio do Chiado e o equipamento que liga a Rua Norberto Araújo ao Miradouro de Santa Luzia.

Ricardo Ferrão recorda como, durante meses e meses, o pó e o ruído das obras dos Terraços do Carmo, em Lisboa, prejudicaram o negócio do restaurante que gere, mas não duvida de que, com a abertura ao público, hoje, do espaço projetado por Siza Vieira, o número de clientes vai aumentar e as perdas vão ser compensadas. A inauguração está agendada para as 09.45 e precede a do elevador de Santa Luzia - um equipamento gratuito instalado no interior de um edifício que inclui habitação e que está integrado no plano municipal para melhorar a acessibilidade pedonal na colina do Castelo de São Jorge.

É a última das intervenções previstas no Plano de Pormenor da Recuperação da Zona Sinistrada do Chiado, elaborado para recuperar a área atingida pelo incêndio de agosto de 1988, e será hoje inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Cofinanciada pelo Turismo de Portugal e iniciada em julho de 2013 - depois de, em 2008, terem começado os trabalhos arqueológicos -, a empreitada de requalificação dos Terraços do Carmo e de ligação entre a rua e o Largo do Carmo através do Pátio B vai permitir, simultaneamente, criar uma nova zona de lazer no coração da capital e vencer o desnível ali existente e já contornado pelo Elevador de Santa Justa.

Na prática, nasceu em redor das traseiras do Quartel do Carmo um extenso terraço de três níveis diferentes ligados por rampas onde não faltam bancos em pedra e áreas relvadas. O acesso será feito através de uma nova escada que, ontem à tarde, estava ainda a ser finalizada e que hoje deverá estar pronta. Mais atrasado está o acesso à Rua do Carmo, uma vez que o piso térreo do prédio em que este irá desembocar está ainda a ser reabilitado. "Será mais um, dois meses", indicaram ontem ao DN técnicos municipais.