Assembleia Municipal de Lisboa
*
Plano Municipal de Desenvolvimento da Saúde e Qualidade de Vida está em marcha
05-11-2015 cml

No início de 2016, anunciou o vereador João Afonso, a Câmara de Lisboa quer ter concluído o "Plano Municipal de Desenvolvimento de Saúde e Qualidade de Vida”, um instrumento de "definição e execução de políticas, projetos e ações relacionadas com a promoção da saúde, a melhoria da qualidade de vida urbana e a prevenção das doenças na cidade de Lisboa".

O anúncio foi feito no dia 30 de outubro, décimo oitavo aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis - de que Lisboa é fundadora. A Câmara Municipal juntou-se a esta iniciativa e reuniu alguns dos seus parceiros locais para uma cerimónia junto ao edifício central do Campo Grande, que culminou com o içar da bandeira de Município Saudável.

O primeiro volume do Plano, que corresponde ao Perfil Municipal de Saúde de Lisboa (PMSL), constitui uma primeira fase de caracterização e quantificação da situação existente relativamente aos determinantes sociais, económicos e ambientais da saúde e descreve de forma objectiva e quantificada a prevalência das principais patologias, com realce para alguns grupos e territórios mais vulneráveis na cidade de Lisboa.

Para a elaboração do Plano, nos últimos meses a Câmara promoveu um conjunto de debates. Vida ativa, vulnerabilidades, cidade em envelhecimento, acesso a cuidados de saúde de qualidade, políticas no ciclo de vida, foram temas em foco, nesta “plataforma colaborativa” de promoção da saúde em Lisboa.

O projeto, coordenado por Teresa Craveiro da CML, integra uma equipa multidisciplinar da autarquia, peritos em ambiente urbano (Quercus e Lisboa E-Nova), motricidade, nutrição (Escola Nacional de Saúde Pública), Centros de Saúde, Direção Geral de Saúde, Direção Geral de Educação, e especialistas em Design Urbano. Também as juntas de freguesia foram chamadas a participar, informaram os responsáveis do projeto.

Veja o Plano Municipal de Desenvolvimento da Saúde e Qualidade de Vida - volume I AQUI