Assembleia Municipal de Lisboa
*
2.ª Circular || debater Lisboa
Assembleia Municipal aprova por unanimidade Relatório sobre a 2ª Circular
12-02-2016

A Assembleia Municipal deliberou por unanimidade aprovar o Relatório do Debate Temático sobre a 2ª Circular elaborado pelos deputados Helena Roseta e Diogo Moura e mandatar as Comissões Permanentes do Urbanismo, Ambiente e Mobilidade (3ª, 4ª e 8ª Comissões Permanentes) para apreciar as suas conclusões e recomendações. Será desta apreciação na especialidade que poderá decorrer um conjunto de recomendações da Assembleia Municipal à Câmara Municipal.
O próximo passo é a audição do Vereador Manuel Salgado por aquelas três Comissões, em reunião conjunta que se realiza no dia 18 de fevereiro pelas 18.00 no Fórum Lisboa.

As recomendações constantes do Relatório distribuem-se por quatro grandes temas: quanto ao projecto, quanto à sua execução, quanto a outras intervenções necessárias e quanto ao enquadramento da intervenção, concluindo que “este ou outro qualquer projeto para a requalificação da 2ª Circular será sempre incompleto e insuficiente se não tiver em conta reais alternativas ao uso do transporte individual” pois “não basta apenas transferi-lo para outras vias já congestionadas ou embelezar a 2ª Circular plantando árvores”, é preciso “oferecer soluções de mobilidade alternativa para Lisboa e os concelhos limítrofes”.

As conclusões e recomendações do Relatório são resultantes das várias intervenções, na sessão de 1 de fevereiro, quer das entidades convidadas, quer do público e deputados municipais. O Relatório foi fiel a tudo o que foi expresso durante a sessão, sendo agora necessário que as Comissões Permanentes façam uma análise ponderada do que foi recomendado, a fim de poderem propor ao plenário as recomendações que pretendam ver aprovadas pela Assembleia e que a Câmara deverá acatar.