Assembleia Municipal de Lisboa
*
Ribeira das Naus – Caís do Sodré
diverCIDADE 2016
23-06-2016

Música, dança, gastronomia, artesanato, debates e cinema vão fazer parte do ambiente da Ribeira das Naus. Com o tema Nem muros, Nem fronteiras, a Festa da Diversidade já vai na 9.ª edição e até dia 26 de Junho não pára.

A organização do evento continua com o mesmo conceito relativamente a anos anteriores: "Mais do que celebrar a diversidade, o que propomos com a Festa da Diversidade é contribuir para o diálogo intercultural que permita, para além de reconhecer e aceitar a diferença, vivência-la e pratica-la com respeito."

Na semana de 20 a 24 de Junho, o Dia Mundial dos Refugiados (20 de Junho) é pretexto para cinema ao ar livre no início da noite, em que se segue um espectáculo co-organizado pelo Conselho Português para os Refugiados.

Na sexta-feira, 24 de Junho, há três concertos que, de acordo com a organização, incluem-se na “música que serve causas”, com Latlateh, Octa Push, e Omar Souleyamn, bem conhecido da pop síria.

O último dia (25 de Junho) faz-se com dança, conferências, teatro e música, onde se destaca Cacique '97 e DJ Satelite. A programação encerra-se com a apresentação Ratha Yatra, pela primeira vez em Portugal e conhecido pelas "tradicionais 'carruagens' numa enorme caravana hindu", que irá percorrer a cidade de Lisboa do Largo do Intendente à Ribeira das Naus.

A iniciativa diverCIDADE 2016 é organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, em parceria com entidades como SOS Racismo, Associação Caboverdeana, Associação Internacional para a Consciência de Krishna, Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, Associação Mulher Migrante, Associação para Timorenses, Associação de Refugiados em Portugal, Associação Internacional Buddhas Light, Comunidade Hindu de Portugal ou Conselho Português para os Refugiados.