Assembleia Municipal de Lisboa
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Voto de Pesar por Manuel Pinto Machado
17-12-2015

Debatido e votado: 17 de Dezembro de 2015
Aprovado por unanimidade

Manuel Maria de Menezes Pinto Machado nasceu no Porto, em 16 de Novembro de 1943 e faleceu no passado dia 3 de Dezembro, em Lisboa, aos 72 anos de idade.

Casado com Maria Matilde de Cardoso Pinto Martha Pinto Machado, foi pai de dois filhos e avô de quatro netos.

Desde cedo abraçou a carreira das armas tendo sido um como militar, um Comandante distinto e, um Patriota que soube honrar as Forças Armadas em geral e a Marinha em especial.

Atestam esse facto os vários Louvores, Prémios e Condecorações, entre as quais se destacam:

  • Medalha Militar de Serviços Distintos com Palma - Prata
  • Medalha Militar de Serviços Distintos - Prata
  • Medalha Militar de Mérito Militar - 2ª classe
  • Medalha de Comportamento Exemplar - Prata
  • Medalha Comemora9va das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas, legendas “Angola 1967/69” e “Ultramar 73/75”
  • Ordem do Mérito da República - Comendador
  • Medalha Naval de Vasco da Gama
  • Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa
  • Medalha da Ordem de Mérito de Brasília - Grã Oficial

Personalidade impar da sociedade portuguesa, foi firme na defesa das causas assentes em valores como o humanismo e a justiça social. A sua dedicação à defesa da ética inspirou todos os que com ele contactaram, marcando decisivamente a vida daqueles que, em Portugal e no estrangeiro, tiveram o privilégio de com ele conviver.

Foi na qualidade de colaborador de Adelino Amaro da Costa, no Ministério da Defesa Nacional, que deu um contributo essencial para o civilismo do nosso regime democrático e para a reforma da decisiva Lei da Defesa Nacional.

Depois de passar à situação de Reserva, a seu pedido, por não ter sido autorizado a ocupar um cargo no Gabinete do Vice-Primeiro Ministro, em 1981, Manuel Pinto Machado foi um dedicado e notável militante, dirigente e personalidade do CDS, batendo-se sempre pelos valores da Liberdade, da Democracia e do Pluralismo.

Até ao seu falecimento, foi Presidente do Senado do Partido. Foi também Presidente da Concelhia de Lisboa do CDS e Vereador do Município da Capital, colaborador estreito de Nuno Abecassis.

É detentor da Medalha de Ouro de Mérito Municipal (Lisboa)

Mais tarde desempenhou as funções de Secretário-geral da UCCLA e de Presidente do Instituto Adelino Amaro da Costa. Autor de várias obras e empenhado pensador da política lusófona de Portugal, Manuel Pinto Machado amou Portugal e serviu-o até ao fim.

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 17 de Dezembro de 2015, presta homenagem ao cidadão, guarda um minuto de silêncio em sua memória e endereça à sua família as mais sentidas condolências.

Lisboa, 17 de Dezembro de 2015

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura