Assembleia Municipal de Lisboa
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O jornalista estava lá
Saldanha e Picoas vão ganhar espaço para peões e bicicletas e ter mais árvores
06-12-2014 Samuel Alemão, O Corvo
Programa Uma Praça em Cada Bairro

Por agora, é uma área tomada quase por completo pelo automóvel. Mas o cenário deverá mudar a médio prazo, promete a Câmara Municipal de Lisboa. A ideia foi avançada, durante a sessão de participação pública do Programa Uma Praça em Cada Bairro. (Aceda aqui a mais informação sobre o este programa.)

A área compreendida entre as praças Duque de Saldanha e Picoas deverá ser submetida a uma grande reformulação, tendente a favorecer uma maior fruição do espaço público, a qual passará pela criação de maiores área de circulação para peões e bicicletas, bem como pelo aumento da cobertura arbórea. O actual cenário é muito mau, reconhecem os técnicos da autarquia.

A ideia foi avançada, ao início da noite desta quinta-feira (4 de Dezembro), durante a sessão de participação pública destinada a recolher sugestões para a intervenção a realizar nas zonas do Saldanha e Picoas, no âmbito do Programa Uma Praça em Cada Bairro, realizada no Mercado 31 de Janeiro. O programa, que prevê a construção, até 2017, de três dezenas de "pontos de encontro da comunidade local", de novos locais de "microcentralidade" espalhados pela cidade, está na fase de auscultação da população relativa à primeira dezena de intervenções. Com base nas sugestões, será feita uma apresentação do que se prevê fazer nesses locais, no final de Janeiro de 2015.

No encontro dedicado a Picoas e Saldanha, onde estiveram presentes o vice-presidente da CML, Fernando Medina, bem como os presidente das juntas de freguesia de Arroios e Avenidas Novas, as queixas mais ouvidas dos munícipes estavam relacionadas com o quão inóspita se tornou toda aquela área. "A Avenida Fontes Pereira de Melo tornou-se num local horroroso, onde só passo se tiver mesmo que ser", queixou-se um morador daquela área. Outra crítica ouvida foi a da reduzida fruição das poucas áreas verdes existentes na zona, em particular a situada entre o Fórum Picoas e o Mercado 31 de Janeiro.

Para tentar resolver isso, a câmara "já tem várias ideias para implementar na zona", disse Pedro Dinis, arquitecto da CML que coordena o projecto Uma Praça em Cada Bairro. "Pretendemos levar a cabo a arborização da Fontes Pereira de Melo, tanto nas laterais, como através da reposição de um separador central. Além disso, gostaríamos de poder alargar os passeios e, mantendo o espaço destinado à circulação dos transportes públicos, criar uma ciclovia", explicou o técnico da autarquia, que relembrou ser este "um dos eixos centrais da cidade". Daí a necessidade de construir um canal dedicado para as bicicletas.

Já sobre a Praça Duque de Saldanha, Pedro Dinis reconheceu a complexidade da intervenção a realizar, por ser uma área de grande circulação automóvel. Na verdade, essa é actual grande função da praça, o que a torna num local muito pouco aprazível para os peões. "São várias as soluções possíveis. Temos uma equipa a tratar de as estudar, fazendo simulações do impacto localizado a nível do tráfego", explicou o arquitecto, adiantando que a solução a adoptar terá sempre em conta a necessidade de aumentar a área de circulação pedonal e as zonas de atravessamento.

Idênticas medidas deverão ser aplicadas um pouco mais abaixo, na zona de Picoas, em toda aquela área compreendida entre o Fórum Picoas, o Saldanha Residence, o Hotel Sheraton e o Centro Comercial Imaviz. Uma área muito confusa e que conhecerá uma mudança radical, caso se concretize o projecto de construção da torre de 17 andares conhecida como Torres da Cidade ou FPM14. Se a obra avançar mesmo, isso obrigará a uma operação de requalificação do espaço público em redor do empreendimento. Prevista está também a eliminação de um dos sentidos de circulação automóvel na Rua Viriato e a sua conversão em área pedonal.

Samuel Alemão/O Corvo