Assembleia Municipal de Lisboa
*
quartéis do Regimento de Sapadores Bombeiros até 1 de Abril
Autarquia de Lisboa lança campanha de recolha de bens para refugiados
01-03-2016 FYM // PMC, LUSA

A Câmara Municipal de Lisboa lançou hoje uma campanha de recolha de bens como roupa ou brinquedos destinados aos refugiados, que serão recebidos no centro de acolhimento temporário inaugurado na semana passada, anunciou o vereador dos Direitos Sociais.

A campanha tem como objetivo recolher principalmente roupa, brinquedos, produtos para bebé, e bens alimentícios não perecíveis, que serão entregues aos refugiados acolhidos no centro, anunciou o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, em declarações à agência Lusa.

"Alguns deles vêm com pouco mais do que a roupa que trazem no corpo", referiu o vereador, acrescentando que "é necessário que as pessoas tenham condições quando chegam".

Segundo o autarca, dos "37 refugiados que chegaram a Portugal esta semana, 10 ficam em Lisboa", sendo que "sete já se encontram no centro e três chegam hoje".

"O sistema de acolhimento está montado", afirmou João Afonso.

A campanha arranca hoje e estende-se até ao dia 01 de abril, e quem quiser fazer uma doação deverá deslocar-se aos quartéis do Regimento de Sapadores Bombeiros, entre as 09:00 e as 22:00.

Também as juntas de freguesia estão mobilizadas para esta campanha, acrescentou João Afonso, adiantando que esta é uma forma "mais simples de participação cívica" e de "apelar à solidariedade dos lisboetas".

A distribuição dos bens recolhimentos será feita pela Câmara Municipal de Lisboa, que pretende "começar já a distribuir a roupa e depois a comida, que fará falta quando as pessoas saírem do centro para as casas que lhes forem atribuídas", frisou.

A autarquia inaugurou o centro de acolhimento temporário para refugiados a 22 de fevereiro, na freguesia do Lumiar, e prevê que cada pessoa fique entre uma e três semanas, sendo depois encaminhado para uma solução definitiva.

Esta campanha insere-se na iniciativa "Lisboa, cidade de acolhimento", promovida pelo Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados na Cidade de Lisboa.

Ao longo do tempo Lisboa tem sido uma cidade de acolhimento.
Com um sorriso e um gesto solidário.
Para construir o futuro de todos.
Novos e antigos lisboetas!
Ajude a tornar esta corrente mais forte, contribua para um sorriso!

Quartéis do Regimento Sapadores Bombeiros:

Comando: Av. Dom Carlos I
Rossio: Largo do Regedor
Alto de Santo Amaro: Rua Filinto Elísio, 31
Monsanto:Cruz das Oliveiras
Alvalade: Av. Rio de Janeiro
Benfica: Estrada de Benfica, 551
Graça: Largo da Graça
Avenidas Novas:​ Av. dos Defensores de Chaves, 10
Marvila: Rua Dr. Espírito Santo
Encarnação: Av Cidade do Porto / Av. de Berlim