Assembleia Municipal de Lisboa
*
Assembleia Jovem de Ourém vai decidir sobre Património local
30-11-2018

A Assembleia Municipal de Ourém acaba de apresentar um novo projeto de cidadania e participação destinado aos jovens do concelho. Trata-se da Assembleia Jovem de Ourém (AJO), que tem como objetivo o contributo dos jovens do concelho para o desenvolvimento local.

Na opinião de João Moura Rodrigues, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, «o desenvolvimento de uma Assembleia Municipal para os mais jovens é a concretização de um objetivo que possibilita aos estudantes a construção de um projeto local, a sua defesa junto dos seus pares e a sua apreciação em sede de Assembleia Municipal. Na verdade, terão a oportunidade de ver concretizada a sua ideia, dentro daquilo que é razoável.»

Já a decorrer, a AJO desenvolve-se em três etapas e em dois escalões distintas (2º e 3º ciclo e Secundário) tendo sido inicialmente apresentado a cada uma das oito escolas participantes.

Na segunda fase, a realizar em 2019, decorrerá a Assembleia Jovem de Ourém onde cada equipa terá assento na AJO, como se de uma assembleia municipal se tratasse. Por esta altura caberá a cada equipa apresentar e defender o seu projeto às outras escolas, sendo votada a melhor proposta de cada escalão.

Por fim, e na terceira fase, a equipa vencedora de cada escalão terá assento numa sessão da AMO e apresentará a sua proposta sob a forma de recomendação ao executivo municipal.

A AMO pertence à ANAM - Associação nacional de Assembleias Municipais.