Assembleia Municipal de Lisboa
*
15 de Novembro, às 11h15
A TERRA TREME
01-11-2019

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.

Este ano assinalamos a 7.a edição e a data apontada para a sua realização é o próximo
dia 15 de novembro, às 11:15 horas.
Trata-se de um exercício nacional organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-
Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. Neste sentido, é nosso objetivo que os cidadãos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, nomeadamente que conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegem e sentirem mais seguros.

O Exercício A TERRA TREME é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC, em parceria com as comunidades locais, as associações de bombeiros, os serviços municipais de proteção civil, os agentes de proteção civil e as escolas, promovem ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a dinamizam a realização do Exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas para o efeito.

*O sucesso da iniciativa A TERRA TREME depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no Exercício.
É importante, pois, promover amplamente o Exercício entre todos, através das ações
acima descritas.*
Participe e partilhe!
TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!