Assembleia Municipal de Lisboa
*
*
Presidente da Assembleia Municipal da Praia
06-01-2022

A Sra. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Drª Rosário Farmhouse, recebeu a Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal da Praia, Drª Maria Clara Marques Rodrigues, na passada 5ª feira, na Assembleia Municipal de Lisboa.

Nota Biográfica:

Presidente da Assembleia Municipal da Praia - Dra. Clara Marques

Maria Clara Marques Gomes Rodrigues, mais conhecida por Clarinha, nasceu em novembro de 1953, em Rui Vaz. Filha de Abílio Almeida Marques e de Maria Santos Marques, Clarinha é a sétima de um total de 12 irmãos.

Clara sempre foi uma criança atenta e muito estudiosa. Aprendeu a ler e a escrever com a mãe e cultura geral com o pai e os irmãos mais velhos. Frequentou o jardim da Cruz Vermelha e o espaço de atividades recreativas (costura, teatro, etc).

Estudou nas Escolas Primárias do Bairro Craveiro Lopes, da Vila Nova e na Escola Grande da Praia, sempre acompanhada por bons professores.

O ensino secundário foi feito no atual Liceu Domingos Ramos. Com a abertura da Primeira Escola de Formação de Professores, Clara fez parte dos primeiros alunos-mestres da instituição formativa e no final do curso (4 anos) foi selecionada junto com mais 9 colegas a fazer uma visita de estudo a Portugal.

Em outubro de 1973, começou a trabalhar como professora em Calheta de São Miguel e em julho de 1976, casou-se com Eduardo Alberto Gomes Rodrigues, e tiveram duas filhas, a Ângela licenciada em Direito com especialização em Magistratura, e a Cláudia licenciada em Sociologia e mestre em Ciências Sociais.

Licenciada em Ciências de Educação e Mestre em Avaliação, Clara Marques é Inspetora de Educação reformada. Durante 42 anos, trabalhou em diversos departamentos do Ministério da Educação como professora, delegada escolar, Inspetora de Educação e Inspetora Geral da Educação. Também desempenhou as funções de Diretora do Gabinete do Ministro, no Ministério da Defesa Nacional.

Paralelamente às suas funções, Clara é também uma ativista social, cultural e ambiental. É Presidente de uma associação de cariz cultural, a Associação para Promoção do Património Educacional de Cabo Verde, ASPPEC, criou o Museu de Educação com a finalidade de salvaguardar e valorizar o património educacional, e mais tarde o "Prémio LECIONA, Professor Cabo-verdiano" (2018). É autora de dois livros infantis, Cancioneiro Infantil, com CD, e Jogos, Estórias e Cantigas de Roda.

No âmbito social é Presidente do Conselho Fiscal de Caritas Caboverdiana e membro do conselho diretivo em diversas associações.

Foi nomeada candidata a Mulher do Ano em 2019, pela "Somos Cabo Verde".

Foi eleita Presidente da Assembleia Municipal da Praia, Presidente do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos e Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Municípios de Santiago, para os mandatos 2020/2024.