Assembleia Municipal de Lisboa
*
A atribuição do PRÉMIO LUSOFONIA 2022 - Área Cidadania, ao Dr. José de Albuquerque Almeida Leitão
19-09-2022

A Assembleia Municipal felicita o Ex - presidente e deputado municipal José Leitão pela atribuição do PRÉMIO LUSOFONIA 2022 - Área Cidadania.

José Leitão, licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, é um verdadeiro caso de estudo, no quadro da entrega à causa pública, aos direitos essenciais e progressivos, à integração de minorias étnicas e à inclusividade, num contexto de humanismo avançado onde a língua portuguesa e, no seu sentido mais lato, a lusofonia, assumiram, reiteradamente, papel central.

Enquanto Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, enquanto Deputado Municipal e Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, enquanto Deputado na Assembleia da República (em diferentes legislaturas), enquanto Presidente da Direção do Centro de Reflexão Cristã, enquanto Docente do Mestrado de Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo (há cerca de vinte anos), entre muitas outras missões e funções do maior relevo - bem como enquanto autor de publicações versando questões pertinentes ligadas à lusofonia - , sempre se distinguiu como um fator de esclarecimento na intervenção e de rigor na praxis.

O contributo de cidadania de JOSÉ LEITÃO assume uma ação de largo espetro, tendo sido dirigente de diferentes associações cívicas e de defesa dos direitos humanos, de onde destacamos a CIVITAS - Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos.
Assumiu, também, entre 2012 e 2020, a presidência do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

A atribuição do PRÉMIO LUSOFONIA 2022 - Área CIDADANIA, ao Dr. JOSÉ MAXIMIANO DE ALBUQUERQUE ALMEIDA LEITÃO é, assim, um ato de inteira justiça que consagra e exalta o percurso de um cidadão humanista que enobrece a cidadania portuguesa e lusófona.