Assembleia Municipal de Lisboa
*
09 de dezembro de 2022
Comunicado da Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Lisboa
09-12-2022

A Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse, está solidária com o povo de Lisboa que neste momento sofre as consequências do mau tempo e das cheias que têm fustigado a cidade, aplaudindo a coragem e a determinação de todos os que procuram erguer de novo as suas vidas e os seus negócios.

Está grata e reconhecida a todas as mulheres e homens das forças de segurança e de todos os serviços do Município de Lisboa e Juntas de freguesia envolvidos nos trabalhos de salvamento e recuperação da cidade, nomeadamente mas não apenas, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia Municipal, o Regimento de Sapadores Bombeiros, os corpos de bombeiros voluntários, a higiene urbana e todas as restantes equipas da CML que envolvem milhares de trabalhadoras e trabalhadores e que estiveram presentes neste momento tão difícil para a cidade.

Na circunstância de alterações climáticas que já vivemos, a cidade, as suas instituições e cada um de nós, deve fazer a sua parte para se adaptar e mitigar os efeitos dos fenómenos climáticos extremos que cada vez, com maior frequência, nos atingirão, como cheias, secas, incêndios, escassez de água, ventos fortes, etc..

Nesse sentido a Presidente da Assembleia Municipal:

a)Exorta as forças politicas da cidade a procurarem as soluções mais adequadas à proteção da cidade e das pessoas, colocando estes interesses acima dos interesses de circunstância partidária de cada momento;

b)Aplaude o executivo da CML por estar a implementar o Plano Geral de Drenagem decidido, projetado, financiado e adjudicado pelo executivo anterior;

c)Convoca todos as pessoas da cidade a desenvolverem uma cultura de proteção civil, planeando em tempo de paz e segurança os comportamentos e reações a desenvolver nos momentos de emergência. Todos somos proteção civil. Todos estamos convocados à defesa das nossas vidas, das nossas famílias e dos nossos concidadãos.

Lisboa, 9 de dezembro de 2022

A Presidente

Rosário Farmhouse