Assembleia Municipal de Lisboa
Moção 01/124 (PCP) - Saudação à Luta dos Trabalhadores e Utentes da Cidade de Lisboa
15-11-2016

Agendada: 124ª reunião, 15 de Novembro 2016
Debatido e votado: 15 de Novembro 2016
Resultado da Votação: Aprovada por Maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PCP/ BE/ PEV/ PAN/ PNPN/ 6 IND - Contra: PSD/ CDS-PP/ MPT
Passou a Deliberação: 388/AML/2016
Publicação em BM: BM nº 1192

Moção
Saudação à Luta dos Trabalhadores e Utentes da Cidade de Lisboa

Encontramo-nos numa nova fase da vida política nacional, fruto da intensa luta dos trabalhadores portugueses contra a brutal ofensiva desencadeada por PSD/CDS juntamente com as instituições da UE, contra os trabalhadores, aumentando a exploração, roubando e atacando direitos, aumentando a precariedade.

Foi a resistência e a luta que travou e impediu que esta ofensiva tivesse ido ainda mais longe, tendo sido decisiva para que PSD e CDS-PP deixassem de ter condições para prosseguirem o rumo de exploração.

A luta teve múltiplas expressões aqui na Cidade, destacando-se: a luta dos trabalhadores da Administração pública central e local em luta pelas 35 horas; a luta dos trabalhadores do Município em defesa do emprego público com direitos, combatendo a precariedade de vínculos e pela prestação de um serviço público de qualidade; a luta dos trabalhadores dos transportes de Lisboa, Metro e Carris, pela reposição dos quadros de pessoal, pela manutenção dos meios e o serviço público de transportes; dos trabalhadores das grandes superfícies por melhores condições de trabalho e pelo encerramento das lojas no dia 1º Maio; dos trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda pelo cumprimento do Acordo de Empresa; dos trabalhadores da saúde pela dignificação da profissão, entre tantas outras.

Foi também decisiva a luta dos utentes dos serviços públicos, nomeadamente no contributo que deu para a reversão do processo de privatização das empresas públicas de transportes públicos.

Valorizamos a luta que os utentes dos transportes públicos levam hoje a cabo para travar o desinvestimento e a degradação dos serviços do Metro e da Carris.

A luta é determinante para a transformação social, para a elevação da consciência e para a obtenção de direitos concretos, impulsionando a construção da alternativa política patriótica e de esquerda.

A luta foi, é e será o caminho para inverter as opções políticas que nos têm sido impostas e para defender, repor e conquistar direitos para quem trabalha.

O Grupo Municipal do PCP, propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão de dia 15 de Novembro, delibere

1. Saudar os trabalhadores e utentes da Cidade de Lisboa reafirmando-lhes que é possível uma vida melhor!
2. Enviar esta Moção para:

  • STML
  • CGTP-IN
  • UGT

A Deputada Municipal do PCP

- Lúcia Gomes -

Documentos
Documento em formato application/pdf Moção 01/124 (PCP)75 Kb