Assembleia Municipal de Lisboa
Moção 023/07 (PSD) - Expo 98 Uma Visão de Futuro 20 anos depois
22-05-2018

Agendada: 22 de maio de 2018 Versão final
Debatida e votada: 22 de maio
Resultado da Votação: Aprovada por unanimidade
Ausência de dois Deputados(as) Municipais Independentes da Sala de Plenário nestas votações
Passou a Deliberação: 221/AML/2018
Publicação em BM:3º Suplemento ao BM nº. 1270

Expo 98 Uma Visão de Futuro 20 anos depois

Passados 20 anos, precisamente no dia 22 de maio de 1998, abriu as portas ao público em Lisboa a Expo 98, subordinada ao tema "Os oceanos: um património para o futuro", com o propósito de comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

Portugal conseguiu mostrar ao Mundo, através de uma visão disruptiva e vanguardista, que não só conseguia fazer acontecer num tempo recorde um projeto à altura de tamanho desafio, como conseguia simultaneamente fazer jus à sua história e mostrar uma visão de futuro e continuidade. Podemos dizer, que este foi, um dos grandes projetos pensado e concretizado com os olhos postos no futuro. Hoje, passados vinte anos, é a prova provada, que foi uma aposta ganha por parte do executivo do PSD da altura e finalizado posteriormente pela governação Socialista.

Portugal mostrou ao mundo o resultado da maior regeneração urbana levado a cabo na cidade de Lisboa nos últimos 50 anos, criando desta forma, um novo horizonte com uma dimensão moderna para a Capital, sendo o Parque das Nações disso exemplo.

A Expo 98 foi uma das melhores exposições mundiais realizadas até à altura. Representou a verdadeira riqueza e dimensão do que é esperado ser o espirito da Humanidade a Multiculturalidade. Recebemos mais de onze milhões de visitantes dos mais variados países. Diariamente havia novidades para descobrir, fosse nos pavilhões dos países representados, fosse nos locais onde decorriam os espetáculos, concertos ou desfiles. Parte do seu sucesso ficou a dever-se à vitalidade cultural de grande dinâmica e criatividade artística, sendo disso exemplo, os cerca de 5000 eventos musicais, que contribuíram para um dos maiores festivais musicais da história da humanidade.

Por tudo isto, pelo que está a acontecer no Parque das Nações e por tudo o que ainda vai acontecer, fruto de uma visão projetada para o futuro,

O Grupo Municipal do PSD propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Extraordinária de 22 de Maio de 2018, delibere:
Que a Assembleia Municipal de Lisboa bem como a Assembleia da Republica, prestem uma Saudação pelo sucesso da Expo 98 / vinte anos depois, sendo o Parque das Nações disso exemplo.

Lisboa, 21 de maio de 2018

O Grupo Municipal do PPD/PSD
Documentos
Documento em formato application/pdf Moção 023/07 (PSD) 29 Kb