Assembleia Municipal de Lisboa
Recomendação 08/111 (CDS-PP) - Circulação de veículos de emergência na Alameda da Cidade Universitária
21-06-2016

Agendada: 111ª reunião, 21 de Junho de 2016
Debatida e votada: 21 de Junho de 2016
Resultado da Votação: Aprovada por Maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PSD/ PCP/ CDS-PP/ PEV/ MPT/ PAN/ PNPN/ 6 IND - Abstenção: BE
Passou a Deliberação: 191/AML/2016
Publicação em BM: BM nº 1170

Circulação de veículos de emergência na Alameda da Cidade Universitária

A Alameda da Cidade Universitária, na freguesia de Alvalade, foi alvo de intervenção profunda em 2013, no âmbito do projecto apresentado ao Orçamento Participativo de 2011.

A obra em apreço, e a salutar, originou o reperfilamento das vias, e o reordenamento do estacionamento e do espaço público e verde criando uma harmonia na zona envolvente há muito solicitada por quem atravessa aquela artéria e, em particular, dos muitos estudantes e professores.

A melhoria da mobilidade pedonal e arborização, bem como a criação de uma praça central são factores positivos.

Contudo, verificam-se constrangimentos na circulação automóvel, em particular nas horas de ponta que, eventualmente, poderão agravar-se com as múltiplas intervenções em decurso ou a iniciar em eixos viários na zona circundante da Cidade Universitária.

Constata-te, também, que a redução de vias de circulação passando de duas para uma a partir do cruzamento com a Rua Prof. Oliveira Marques tem dificultado o acesso a veículos de emergência, nomeadamente ambulâncias, com destino ao Hospital de Santa Maria, uma das principais unidades hospitalares que serve uma vasta zona da cidade.

Quando o trânsito não flui, a existência de uma única faixa de rodagem, ladeada de obstáculos - pilaretes e outros -, não permite que os condutores facilitem a passagem a veículos de emergência, originando frequentemente que as ambulâncias percam bastante tempo para percorrer escassos metros.

A este facto, acresce ainda a circulação de outros veículos de emergência que são garante da segurança e protecção civil de todos e que importa salvaguardar.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

• Estude e implemente uma solução de mobilidade na zona de afunilamento da via que permita e garanta a circulação de veículos de emergência.

Lisboa, 17 de Junho de 2016
O Grupo Municipal do CDS-PP

Diogo Moura

Documentos
Documento em formato application/pdf Recomendação 08/111 (CDS-PP)53 Kb