Assembleia Municipal de Lisboa
Recomendação 02/112 (PCP) - Abate de árvores - Projecto Eixo Central
28-06-2016

Agendada: 112ª reunião, 28 de Junho de 2016
Debatida e votada: 28 de Junho de 2016
Resultado da Votação: Deliberada por alíneas:
Alínea a) Aprovada por unanimidade
Alínea b) Aprovada por Maioria com a seguinte votação: Favor: PSD/ PCP/ BE/ CDS-PP/ PEV/ MPT/ PAN/ PNPN/ 6 IND - Abstenção: PS
Passou a Deliberação: 199/AML/2016
Publicação em BM: 1º Suplemento ao BM nº 1175

Abate de árvores - Projecto Eixo Central
Na sequência da prossecução dos trabalhos do projecto do Eixo Central, na Avenida Fontes Pereira de Melo, foram abatidas e transplantadas um grande número de árvores, nomeadamente um conjunto de Choupos negros, alguns com o mesmo tempo de vida da própria abertura da via. Esse abate, que se processou durante a noite, careceu das devidas informações no local e desconhece-se da existência do estudo Fitossanitário que as teria justificado.
Apesar de várias organizações ambientalistas terem levantado o problema tudo o que se ouviu por parte dos responsáveis do município foi que seriam plantadas mais árvores do que as que foram abatidas.
No entanto, recorda-se que o projecto identificava como árvores a manter algumas das que agora foram abatidas, nomeadamente os choupos negros, levantando os receios pertinentes de que outras árvores monumentais possam vir a ser alvo do mesmo tratamento, nomeadamente as Tipuanas existentes na Praça Duque de Saldanha.

O Grupo Municipal do PCP O Grupo Municipal do PCP propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão de 28 de Junho de 2016, recomende ao Executivo Camarário:
a) Que envide esforços para a manutenção das árvores previstas no Projecto de Requalificação do Eixo Central;
b) Que proceda à elaboração do relatório Fitossanitário e que dê conhecimento deste à Assembleia Municipal de Lisboa.

A Deputada Municipal do PCP

- Ana Páscoa -

Documentos
Documento em formato application/pdf Recomendação 02/112 (PCP) 120 Kb