Assembleia Municipal de Lisboa
Recomendação 09/145 (PSD) - Regulamentação da circulação e estacionamento de autocarros turísticos
20-06-2017

Agendada: 145ª reunião, 20 de Junho 2017 adiada
Reagendada: 146ª reunião, 27 de Junho 2017
Debatida e votada: 27 de Junho 2017
Resultado da Votação: Aprovada por unanimidade
Passou a Deliberação: 204/AML/2017
Publicação em BM: 4º Suplemento ao BM nº 1224

Recomendação
Regulamentação da circulação e estacionamento de autocarros turísticos

Numa altura em que Lisboa atravessa um pico de turismo - cujas consequências ainda estão por avaliar -, é imperioso que a Câmara Municipal de Lisboa optimize as suas capacidades de forma a tornar o dia a dia dos lisboetas menos complicado.

De acordo com os últimos dados revelados, o crescimento do número de turistas a visitar Portugal situa-se nos 13 por cento. Sendo que Lisboa é um dos principais pontos de paragem dos que visitam o nosso país, esse afluxo de turistas reflete-se numa pressão sobre a cidade a todos os níveis - uma realidade inegável, e que tem causado dificuldades aos seus moradores.

As zonas da Baixa e do Chiado - enquanto zonas mais procuradas por todos os que visitam a cidade - tem sido uma das mais afectadas por essa pressão turística.

Para além de vários outros problemas já identificados, o transporte dos turistas para essas zonas é um dos principais problemas com que a cidade tem neste momento de lidar - qualquer lisboeta já se apercebeu das dificuldades que existem no trânsito causadas pelos autocarros turísticos.

Em zonas como o Bairro Alto, Sé ou Rossio, os ditos autocarros entopem o trânsito, chegando mesmo a estacionar de forma abusiva em algumas áreas, condicionando o dia a dia de quem quer continuar a viver em Lisboa.

Assim, o Grupo Municipal do PSD propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa delibere recomendar à Câmara Municipal de Lisboa:

- Que estude a possibilidade de criação de áreas de paragem exclusivas para autocarros turísticos, de forma a que os mesmos não condicionem o trânsito nas zonas históricas;
- Que estude a possibilidade de interditar o trânsito de autocarros turísticos em algumas artérias de zonas históricas;
- Que a Câmara Municipal de Lisboa informe esta Assembleia sobre os últimos desenvolvimentos relativamente ao anunciado Regulamento Municipal respeitante à Circulação de Veículos Afectos à Actividade de Animação Turística, que esteve em Consulta Pública no início deste ano.

Lisboa, 16 de Junho de 2017

Pelo Grupo Municipal do PSD

Margarida Saavedra

Documentos
Documento em formato application/pdf Recomendação 09/145 (PSD) – Regulamentação da circulação e estacionamento de autocarros turísticos 80 Kb