Assembleia Municipal de Lisboa
Recomendação 035/04 (PS) - Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa - Acessibilidade Social
18-09-2018

Agendada: 18 de Setembro 2018
Debatida e votada: 18 de Setembro 2018
Resultado da Votação: Aprovada por unanimidade
Ausência de um(a) Deputado(a) Municipal Independente da Sala de Plenário
Passou a Deliberação:393/AML/2018
Publicação em BM:1º Suplemento ao BM nº. 1289

RECOMENDAÇÃO
REDE DE BIBLIOTECAS MUNCIPAIS DE LISBOA - ACESSIBILIDADE SOCIAL

A Biblioteca Municipal de Marvila foi distinguida com o Prémio Acessibilidade Social, da Associação "Acesso Cultura", com o Projeto Biblioteca Humana. O prémio visa distinguir entidades e projetos que se diferenciem pelas suas políticas exemplares e boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e à oferta cultural.
No caso da acessibilidade social, estão em causa situações como o nível de escolaridade, a iliteracia, o desemprego e isolamento social, ou o cumprimento de pena judicial, por exemplo, que podem dificultar o acesso à cultura. Para o júri que atribuiu o prémio, o projecto Biblioteca Humana é "um poderoso instrumento de combate ao isolamento e à exclusão social", estimulando o diálogo e a aproximação, e promovendo a participação e a partilha de quem pode ser "alvo de julgamentos errados e discriminatórios por parte da comunidade onde vive".

De acordo com o júri, o Projeto Biblioteca Humana é também um "meio de formação e de crescimento pessoal", através do qual a Biblioteca Municipal de Marvila procura cumprir a sua missão no combate à iliteracia e ao isolamento social, "facilitando a participação da população e criando igualdade de oportunidades numa zona particularmente desfavorecida, em termos de acesso social, à oferta cultural de Lisboa".
A "Acesso Cultura" - associação sem fins lucrativos de profissionais da área - tem como objetivo garantir o direito à Cultura para todos, proporcionando igualdade de oportunidades, através da melhoria das condições de acesso - físico, social e intelectual - aos espaços culturais e à oferta cultural.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera na sua sessão plenária de 18 de setembro de 2018, recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que continue a desenvolver esforços pela valorização e democratização do acesso à Cultura, nomeadamente através da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, para que no futuro mais equipamentos possam estar dotados das mesmas características da Biblioteca Municipal de Marvila.

Pelo Grupo Municipal do Partido Socialista

José Leitão
José António Videira

Documentos
Documento em formato application/pdf Recomendação 035/04 (PS)55 Kb
Documento em formato application/pdf 1ª Suplemento ao BM nº. 1289150 Kb