Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 007/04/PS - Voto de Saudação pela distinção de Lisboa para Capital Europeia do Desporto em 2021
19-12-2017

Agendado: 19 de Dezembro de 2017
Debatido e votado: 19 de Dezembro de 2017
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Ausência de um Deputado(a) Municipal Independente nesta votação
Passou a Deliberação:386/AML/2017
Publicação em BM:2º Suplemento ao BM nº 1247

VOTO DE SAUDAÇÃO PELA DISTINÇÃO DE LISBOA PARA CAPITAL EUROPEIA DO DESPORTO EM 2021

No passado dia 6 de dezembro, numa cerimónia realizada no Parlamento Europeu, a cidade de Lisboa foi distinguida pela ACES Europe, com o título de Capital Europeia do Desporto para 2021.

Esta distinção expressa a profunda relação da cidade de Lisboa com o desporto, materializada no património histórico das suas coletividades. São exemplos a Associação Naval de Lisboa, O Ginásio Clube Português, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, instituições centenárias, responsáveis pela formação desportiva de múltiplas gerações de atletas e que ocupam um lugar fundamental no associativismo da cidade, representado atualmente por mais de 900 instituições públicas e privadas.

Merece destaque o compromisso do município com a prática desportiva e combate ao sedentarismo. A promoção de programas desportivos sectoriais e a celebração de protocolos de desenvolvimento estratégico com instituições nacionais e internacionais de referência, de que é exemplo o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física - tutelado pela Direção-Geral de Saúde e que estabelece Lisboa como município-piloto para a sua implementação - traduz-se numa utilização regular e multigeracional das instalações desportivas da cidade por mais de 220 mil pessoas, fenómeno que evidencia a cultura ativa e eclética da cidade de Lisboa.

O reconhecimento internacional das políticas desportivas concretizadas em Lisboa expressa-se na atribuição de inúmeros eventos de referência no panorama desportivo. Merecem destaque a Final da Liga dos Campeões - Lisboa 2014, a Final da UEFA Futsal Cup 2015, a Volvo Ocean Race, o World Rugby U20 Trophy, o Campeonato da Europa de Triatlo - 2016, o Open Internacional de TeamGym - 2016, bem como a Maratona e Meias Maratonas de Lisboa e de Portugal, eventos distinguidos com o título de Gold Road Race pela IAAF, que posicionam Lisboa como uma de apenas duas cidades mundiais com três eventos Gold Label.

Assim, Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em sessão ordinária de 19 de dezembro de 2017, delibera:

1. Saudar a Câmara Municipal de Lisboa pela prestigiada distinção de Lisboa como Capital Europeia do Desporto em 2021;
2. Saudar os Embaixadores da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto (Fernando Santos, Telma Monteiro, Patrícia Mamona e Hugo Passos), enquanto representantes do prestígio e espírito desportivo da cidade de Lisboa;
3. Saudar o associativismo desportivo da cidade pelo notável contributo para o sucesso da candidatura.

Os Deputados Municipais

José Leitão
Pedro Delgado Alves

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 007/04/PS92 Kb