Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 020/20 (IND) - Saudação pelo 1.º de Maio
24-04-2018

Agendado: 24 de Abril de 2018
Debatido e votado: 24 de Abril
Resultado da Votação: Aprovado por Maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PCP/ BE/ PAN/ PEV/ MPT/ PPM/ 8 IND - Abstenção: PSD/ CDS-PP
Passou a Deliberação: 168/AML/2018
Publicação em BM: BM nº 1267

Voto de saudação pelo 1.º de maio

Cento e trinta e dois anos depois da manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago e quarenta e quatro depois do primeiro 1º de Maio celebrado livremente em Portugal, este continua a ser um dia de luta dos trabalhadores.

Cento e trinta e dois anos depois continuam pelo mundo fora as lutas nas fábricas, nas minas, nas explorações agrícolas.

Porém, cento e trinta e dois anos depois não podemos ignorar que a globalização e os avanços tecnológicos trouxeram novas formas de trabalhar e novas formas de explorar.
Lado-a-lado com os operários fabris estão hoje precários, operadores de call center, enfermeiros, tradutores, seguranças privados, bolseiros, trabalhadores independentes.

Neste Dia Internacional do Trabalhador não podemos deixar de recordar a importância das mudanças no mundo do trabalho neste início de século e das novas formas de trabalho, tantas vezes sem direitos e sem estruturas representativas que por eles lutem.

O "Operário Letrado" de Brecht perguntava-nos: "Quem construiu Tebas, a das sete portas?"
Não foram Reis. Foram trabalhadores.

A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 24 de abril de 2018, delibera, sob proposta dos Deputados Municipais signatários:
Prestar homenagem à luta de todos os trabalhadores e saudar todas as suas conquistas.

Os Deputados Municipais
Patrícia Gonçalves
Paulo Muacho

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 020/20 (INDl) 99 Kb