Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 021/01 (PCP) - Voto de Saudação - 42 Anos da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses
08-05-2018

Agendado: 8 de Maio de 2018
Debatido e votado: 8 de Maio de 2018
Resultado da Votação: Aprovado por Maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PSD/ PCP/ BE/ PAN/ PEV/ 8 IND - Abstenção: CDS-PP/ MPT/ PPM)
Passou a Deliberação: 194/AML/2018
Publicação em BM: 1º Suplemento ao BM nº 1269 - Extrato AML

Voto de Saudação
42 Anos da URAP-União de Resistentes Antifascistas Portugueses

A URAP- União de Resistentes Antifascistas Portugueses foi constituída no dia 30 de Abril de 1976 por um conjunto de cidadãos com largo passado de luta e de resistência antifascista.

Muitos dos seus fundadores tinham integrado a comissão de socorro aos presos políticos, que prestava apoio aos presos políticos e suas famílias, denunciava a repressão política vivida nas prisões salazaristas e divulgava no país e fora de Portugal notícias sobre a situação dos presos políticos vítimas da repressão.

Actualmente, a URAP centraliza a sua actuação na defesa dos ideais de Abril e valores democráticos, mantendo contacto com organizações antifascistas de outros países, participando em diversas iniciativas cívicas.

A sua actividade cultural e associativa estende-se às mais diversas áreas, procurando preservar o testemunho da resistência que jamais poderá ser esquecido e defesa dos valores constitucionais.

A actividade da URAP é indissociável do 25 de Abril de 1974 que pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, restituindo a liberdade, consagrando direitos e provocando profundas transformações económicas e sociais.

Assim, o Grupo Municipal do PCP propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida na sessão de dia 8 de Maio de 2018, delibere:

1. Reconhecer a relevância histórica, cultural, e a sua profunda acção em prol da cidade e dos munícipes e saudar a URAP-União de Resistentes Antifascistas Portugueses pelo seu quadragésimo segundo ano de existência;

2. Enviar este voto de saudação para a URAP-União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

O Representante do Grupo Municipal do PCP

- António Modesto Navarro -

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 021/01 (PCP) 57 Kb