Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 022/01 (PSD) - Saudação 12 de maio - Dia Internacional do Enfermeiro
15-05-2018

Agendado: 15 de Maio de 2018
Debatido e votado: 15 de Maio de 2018
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação:208/AML/2018
Publicação em BM:5º Suplemento ao BM nº 1269

Voto de Saudação
12 de maio - Dia Internacional do Enfermeiro
Quando se fala de auxílio, acompanhamento na doença e no sofrimento, pensa-se naturalmente em enfermeiro. Esta interiorização em todos nós, advém da nobreza da missão dos seus profissionais ao longo da história, mas sobretudo daquela que marcaria definitivamente o rumo desta profissão - Florence Nightingale, mais conhecida como "A dama da lâmpada", pelo facto de servir-se deste instrumento de iluminação durante a noite, para auxiliar os feridos da guerra da Crimeia.
Florence Nightingale nasceu em Nápoles no dia 12 de Maio de 1820, no ceio de uma família abastada. Desde muito cedo se revelou uma inconformista em relação ao papel convencional das mulheres e do estatuto de esposas submissas. Revoltada com a sociedade que a rodeava, rompe definitivamente com a sua família, sobretudo com a sua mãe e decide dedicar-se à caridade, encontrando o seu caminho na enfermagem.
Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, curso este de um ano ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas. Os seus contributos não se ficaram apenas pelo sector da medicina, também foi pioneira com inovações na área da estatística, com novos métodos de representação visual de informação.
Em 1883, a rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907, tornou-se a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito.
Faleceu em 1920 com noventa anos em Inglaterra.

A comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro a 12 de Maio é uma homenagem ao dia do nascimento de Florence Nightingale, mas acima de tudo, marca a identidade deontológica e universal da dimensão maior desta profissão, que deve guiar todos aqueles que têm como missão servir os outros.
Reconhecer o mérito e relevância destes, é dar o devido valor a um dos pilares fundamentais do atual Sistema Nacional de Saúde. Nesse sentido o PSD vem por este meio propor a votação:
Assim, o Grupo Municipal do PSD propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua 22ª Reunião - 3ª Reunião da Sessão Ordinária de Abril de 2018, realizada no dia 15 de maio delibere:
• Saudar todos os enfermeiros e profissionais de saúde pelo esforço diário e brio com que desempenham as suas funções.

O Grupo Municipal do PPD/PSD
Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 022/01 (PSD) 86 Kb