Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 022/05 (PAN) - Saudação Dia Mundial pelo Diálogo e Desenvolvimento da Diversidade Cultural
15-05-2018

Agendado: 15 de Maio de 2018
Debatido e votado: 15 de Maio de 2018
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade rectificado
Passou a Deliberação:205/AML/2018
Publicação em BM:5º Suplemento ao BM nº 1269

Voto de Saudação
Dia Mundial pelo Diálogo e Desenvolvimento da Diversidade Cultural

O Dia Mundial pelo Diálogo e Desenvolvimento da Diversidade Cultural assinala-se este mês no dia 21.

O dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural.

A declaração da UNESCO remete-nos para diversidade cultural, que por si só, é um património comum da humanidade.

Ao assinalar esta data, pretende-se cultivar a riqueza e a importância da diversidade cultural, conhecer as diferenças entre os povos e incentivar o respeito pelo outro. Fomentar a união é uma das diretrizes, tal como criar um mundo mais inclusivo, um lugar onde exista uma coesão social.

Este ano também foi declarado o Ano Europeu do Património Cultural, com o mesmo objetivo, o de celebrar a diversidade e a riqueza do património cultural europeu. A ideia surgiu em 2014 e foi formalizada pela Comissão Europeia em 2016.

Durante o ano decorrente, serão realizadas diversas práticas no âmbito de programas já existentes, como o Horizonte 2020 e a Europa Criativa , que terão alcance a nível local, regional, nacional e europeu, e serão criados também outros projetos, nomeadamente o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2018 , o Programa dos 7
Mais Ameaçados e o Fórum Europeu do Património Cultural , nos quais a participação de organizações estatais e de entidades de promoção cultural serão fundamentais.

Nós por cá, podemos salientar o Festival Todos, um rol de pessoas interessadas no mundo inteiro!
«Criado em 2009, o TODOS-Caminhada de Culturas tem afirmado Lisboa como uma cidade empenhada no diálogo entre culturas, entre religiões e entre pessoas de diversas origens e gerações. O TODOS tem contribuído para a destruição de guetos territoriais associados à imigração, abrindo toda a cidade a todas as pessoas interessadas em nela viver e trabalhar.» A multiculturalidade é um dos eixos fundamentais do Todos.

Para além deste Festival há outras iniciativas e eventos, os quais a autarquia deve incentivar, assim como também impulsionar o trabalho das associações, grupos de moradores, grupos comunitários, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou outras entidades que prossigam fins de interesse público municipal no âmbito da multiculturalidade e união de diversos povos.

O Grupo Municipal do Pessoas -Animais - Natureza propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 15 de Maio de 2018, delibere:
a. Saudar o Dia Mundial pelo Diálogo e Desenvolvimento da Diversidade Cultural;
b. Saudar o Festival Todos;
c. Priorizar mais eventos culturais que envolvam cidadãos de várias origens;
d. Criar festivais culturais em diversas freguesias, utilizando os conhecimento já adquiridos ao longo dos anos com o Festival Todos;
e. Dar conhecimento do voto ao Festival Todos.

Lisboa, 15 de Maio de 2018

Pessoas - Animais - Natureza
(GM PAN)
Miguel Santos
Inês de Sousa Real

(Deputados Municipais)

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 022/05 (PAN) 175 Kb