Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 037/03 (PSD) - 5 de outubro - o dia de Portugal e da República!
09-10-2018

Agendado: 9 de Outubro de 2018
Debatido e votado: 9 de Outubro de 2018
Resultado da Votação: Aprovado por Maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PSD/ CDS-PP/ PEV/ MPT/ 8 IND - Contra: PPM/ 1 PSD - Abstenção: PCP/ BE/ PAN
Ausência de um(a) Deputado(a) Municipal Independente da Sala de Plenário
Passou a Deliberação: 429/AML/2018
Publicação em BM: 4º Suplemento ao BM nº. 1290

Voto de Saudação
5 de Outubro - o dia de Portugal e da República!
Quando se fala no dia 5 de outubro - o dia de Portugal e da República é importante distinguir nesta data, dois momentos únicos na história de Portugal, que reforçam a identidade e memória do nosso País.
O primeiro é o 5 de outubro de 1143, que ficou marcado pela assinatura do Tratado de Zamora, considerada por muitos como a data da independência de Portugal e o início da dinastia Afonsina. Este diploma resultou da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e o seu primo, Afonso VII de Leão. Neste dia, muitos portugueses costumam celebrar o nascimento do Reino de Portugal, embora a razão oficial que torna este dia feriado nacional, seja o segundo momento, o 5 de outubro de 1910, o dia da Implantação da República.
A incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e de se adaptar à modernidade, a subjugação do país aos interesses estratégicos britânicos, os gastos elevados da família real, o forte exercício do poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância dos dois partidos no poder (o Partido Progressista e o Partido Regenerador), conjuntamente com a arrogância da ditadura de João Franco legitimada pelo Rei, criaram assim os condimentos necessários para formar um clima de insatisfação e revolta generalizado que culminou na implantação da República às 9h da manhã do dia 5 de Outubro de 1910, na varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.
Estes dois grandes acontecimentos da história de Portugal que marcaram definitivamente a nossa identidade e fazem parte fundamentalmente da nossa afirmação como Nação no mundo, independentemente da interpretação dos factos, não podem ser esquecidos - Viva o 5 de Outubro! Viva a República! Viva Portugal!

O Grupo Municipal do PSD propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 09 de Outubro de 2018, delibere saudar o 5 de outubro - o dia de Portugal e da República!

Lisboa, 08 de Outubro de 2018

O Grupo Municipal do PPD/PSD
Luis Newton

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 037/03 (PSD)345 Kb
Documento em formato application/pdf 4º Suplemento ao BM nº. 1290164 Kb