Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 043/03 (PAN) - Voto de Saudação e Louvor Pelo 10º aniversário da Associação Animais de Rua
20-11-2018

Agendado: 20 de Novembro de 2018
Debatido e votado: 20 de Novembro
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação: 480/AML/2018
Publicação em BM: 5º Suplemento ao BM 1292

Voto de Saudação e de Louvor

Pelo 10º aniversário da Associação Animais de Rua

A Animais de Rua é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que se dedica ao controlo populacional de animais errantes através da sua esterilização, por ser este o método mais humano e eficaz de travar a reprodução descontrolada destes animais.

Este controlo é feito através do método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), no qual os animais são capturados com recurso a material especializado, transportados para a Casa dos Animais de Lisboa ou para outras clínicas veterinárias que têm protocolo com a Associação para serem esterilizados, e posteriormente são devolvidos ao local onde vivem e são alimentados por cuidadoras/es.

A superpopulação de animais de companhia é uma realidade: o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adotá-los, o que faz com que muitos animais nasçam, vivam e se reproduzam nas ruas. Sem um controlo através da esterilização, serão cada vez mais os animais nas ruas da nossa cidade.

O trabalho da Associação Animais de Rua tem sido desenvolvido de forma exemplar em Lisboa, onde existem muitas colónias de gatos silvestres que precisam de ser controladas e monitorizadas.

O Núcleo de Lisboa da Associação existe desde 2009, data em que começou a colaborar de modo informal com o canil do município, vindo posteriormente a realizar um protocolo de cooperação em 2013, a par dos protocolos existentes com algumas juntas de freguesia que apoiam e ajudam nesta missão. Só na cidade de Lisboa, a Associação já intervencionou 304 colónias, esterilizou e tratou cerca de 2635 animais (sendo que de acordo com a informação disponibilizada o número de gatos por colónia varia, de um modo geral, entre os 3 e os 60 animais). Este grupo também atua nos concelhos vizinhos de Vila Franca de Xira, Seixal, Sintra, Cascais e Oeiras.

A visão da Associação Animais de Rua é a de uma sociedade onde os animais são vistos como uma parte importante da comunidade, promovendo o convívio pacífico entre as pessoas e os animais, em respeito pelo bem-estar animal e saúde pública, sendo o trabalho que desenvolve tem uma importante componente de ação e de sensibilização, quer para com o bem-estar dos animais de rua, quer para com a população e a harmonização da vivência dos animais nas comunidades onde se encontram inseridos.

Este ano, a Associação Animais de Rua comemora o seu 10º aniversário: 10 anos a fazer o bem pelos animais errantes e a contribuir para o seu bem-estar e para uma maior qualidade de vida. 10 anos com mais de 21 mil animais esterilizados em todo o país.

Assim, por proposta do Grupo Municipal do PAN, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 20de Novembro de 2018, ao abrigo do artigo 25.º, n.º 2, alínea k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, delibera:
a) Saudar a Associação Animais de Rua pelo seu 10º aniversário e por todo o trabalho conquistado ao longo destes 10 anos;
b) Saudar e homenagear a Associação Animais de Rua, em particular o voluntariado de Lisboa, pelo seu incansável empenho e dedicação em conferir uma melhor qualidade de vida aos animais errantes da nossa cidade;
c) Louvar o trabalho da Associação Animais de Rua que, em Lisboa, complementa o trabalho do município no que diz respeito à recolha e esterilização de animais errantes ou abandonados na nossa cidade;
d) Enviar o presente voto de louvor à Associação Animais de Rua.

Lisboa, 16 de Novembro de 2018,

O Grupo Municipal do
Pessoas - Animais - Natureza,
Miguel Santos
Inês de Sousa Real

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 043/03 (PAN)110 Kb
Documento em formato application/pdf 5º Suplemento ao BM nº 1292133 Kb