Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 043/06 (PEV) - Voto de Saudação Seleção Portuguesa de futsal para atletas com síndroma de Down
20-11-2018

Agendado: 20 de Novembro de 2018
Debatido e votado: 20 de Novembro
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade e aclamação com aplausos de pé
Passou a Deliberação: 488/AML/2018
Publicação em BM: 5º Suplemento ao BM nº 1292

Saudação
"Selecção portuguesa de futsal para atletas com síndrome de Down"
A selecção portuguesa de futsal para atletas com Síndrome de Down sagrou-se campeã da Europa na passada quinta-feira, dia 15 de Novembro, ao derrotar na final a anfitriã e campeã do mundo Itália, por 4-0, numa competição que decorreu em Terni.

Portugal, que competia na Federação Internacional de Futebol para Síndrome Down (FIFDS) com uma selecção da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), terminou a competição com quatro vitórias e uma derrota.

Embora os jogadores da selecção portuguesa, que era composta por 10 elementos, com idades compreendidas entre os 23 e os 44 anos, tenham origem em vários pontos do País, sendo a sua maioria do Norte, não invalida que o Município de Lisboa se associe e se congratule com mais esta vitória de uma selecção nacional.

Recorde-se que a síndrome de Down é uma doença também conhecida como trissomia 21, tratando-se de um problema genético, caracterizado pela existência de três cromossomas 21, em todas ou na maior parte das células de um indivíduo, em vez de apenas um par, gerando este cromossoma a mais uma série de complicações físicas e cognitivas.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes:
1 - Saudar os atletas da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual que se sagraram campeões da Europa em futsal.
2 - Enviar a presente deliberação à Assembleia da República, ao Governo, à CML, à Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e à ANDDI - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual.

Assembleia Municipal de Lisboa, 20 de Novembro de 2018
O Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes"

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 043/06 (PEV)81 Kb
Documento em formato application/pdf 5º Suplemento ao BM nº 1292111 Kb