Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 043/07 (PEV) - Voto de Saudação à Manifestação nacional contra a precariedade e baixos salários
20-11-2018

Agendado: 20 de Novembro de 2018
Debatido e votado: 20 de Novembro
Resultado da Votação: Aprovado por maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PCP/ CDS-PP/ BE/ PAN/ PEV/ PPM/ 9 IND - Abstenção: PSD/ MPT
Passou a Deliberação: 494/AML/2018
Publicação em BM: 5º Suplemento ao BM nº 1292

Saudação
"À manifestação nacional contra a precariedade e baixos salários"
No passado dia 15 de Novembro, ocorreu uma enorme manifestação nacional promovida pela CGTP-IN, entre a rotunda do Marquês de Pombal e os Restauradores, em que participaram milhares de trabalhadores de todo o País onde reivindicaram melhores condições de vida e de trabalho.
Portugal continua a ser fustigado por enormes desigualdades na repartição dos rendimentos, onde impera uma enorme precariedade laboral e onde os salários estão, em geral, praticamente estagnados e/ou congelados, nomeadamente na Administração Pública.

Embora se tenha assistido a um crescimento significativo de emprego, muitos desses postos de trabalho criados baseiam-se em vínculos precários (cerca de 42% dos jovens com menos de 35 anos têm vínculos precários) e com horários de trabalho desregulados. Também continuam por resolver questões sociais como os baixos salários, o elevado nível de desemprego de longa duração e entre os jovens que se vêm forçados a emigrar.

Desta forma, apesar dos avanços conseguidos nos últimos anos, as reivindicações destes trabalhadores por melhores salários e prestações sociais, pelo descongelamento das carreiras, a valorização profissional e ainda pela promoção dos serviços públicos e dos serviços sociais do Estado são justas e contribuiriam para o desenvolvimento do País.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes:
1 - Saudar os milhares de trabalhadores e trabalhadoras que lutam por melhores condições de vida e pelas suas justas reivindicações.
2 - Enviar a presente deliberação à Assembleia da República, ao Governo, à CML e à CGTP-IN.
Assembleia Municipal de Lisboa, 20 de Novembro de 2018
O Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes"

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 043/07 (PEV) 83 Kb
Documento em formato application/pdf 5º Suplemento ao BM nº 1292110 Kb