Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 055/02 (PCP) - Louvor Pela participação da Seleção Feminina de Futsal e resultados alcançados no Campeonato da Europa de Futsal
26-02-2019

Agendado: 26 de Fevereiro de 2019
Debatido e votado: 26 de Fevereiro
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação: 086/AML/2019
Publicação em BM: 3º suplemento BM 1311

Voto de Louvor
Pela participação da Selecção Feminina de Futsal e resultados alcançados no Campeonato da Europa de Futsal

A Selecção Feminina de Futsal alcançou um resultado histórico e de grande valor no primeiro Campeonato Europeu feminino de Futsal, que decorreu em Gondomar, entre 15 e 17 de Fevereiro de 2019.

Depois de um valioso percurso que colocou a Selecção Feminina de Futsal na final-four do Europeu, o seu desempenho, comportamento e entrega nos jogos frente à Ucrânia e Espanha são de valorizar. Exercendo as mais diversas profissões e apesar da sua paixão pelo futsal, estas mulheres abdicam do seu tempo livre e colocam-no ao serviço da modalidade, treinando e competindo para ultrapassarem muitos obstáculos e dificuldades.

Não esquecemos os resultados alcançados nos Torneios Mundiais de Futsal, nos quais chegaram à final em 2010, 2012 e 2014, tendo alcançado o bronze em 2011 e o quarto lugar em 2013 e 2015, num caminho de muito trabalho e dedicação das jogadoras e técnicos. A FIFA continua a não institucionalizar o campeonato do Mundo para selecções femininas apesar do elevado nível técnico e competitivo das equipas.

Numa modalidade desportiva que continua a ser tão marcada por profundas diferenças nas condições de acesso, participação e visibilidade das jogadoras, todos os momentos em que estas diferenças se esbatam devem ser assinalados e devidamente valorizados pelo que podem significar de derrube das barreiras que persistem.

Assim, o Grupo Municipal do PCP propõe na sessão da Assembleia Municipal de Lisboa de dia 26 de Fevereiro de 2019, deliberar:

1. Saudar a Selecção Feminina de Futsal pelo resultado de Vice-Campeã Europeia, felicitando as suas atletas e equipa técnica, os clubes desportivos de todo o País, em especial os da cidade de Lisboa, que asseguram o enquadramento de equipas e jogadoras e a Federação Portuguesa de Futebol, enaltecendo e valorizando o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e a entrega com que o têm feito;

2. Enviar o presente Louvor à Federação Portuguesa de Futebol, aos clubes da cidade e às jogadoras que integram a selecção.

A Deputada Municipal do PCP

- Natacha Amaro -

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 055/02 (PCP) 186 Kb
Documento em formato application/pdf 3º Suplemento BM 13111034 Kb