Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 065/01 (PS) - Saudação à Seleção nacional Masculina de Sub-20 de Portugal Conquistou o Tricampeonato Europeu de Râguebi, um feito que nunca antes tinha sido atingido
16-04-2019

Agendado: 16 de Abril de 2019
Debatida e votada: 16 de Abril
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Ausência de três Deputados(as) Municipais Independentes da Sala de Plenário
Passou a Deliberação: 173/AML/2019
Publicação em BM:2º Suplemento BM 1316

VOTO DE SAUDAÇÃO
A SELECÇÃO NACIONAL MASCULINA DE SUB-20 DE PORTUGAL, CONQUISTOU O TRICAMPEONATO EUROPEU DE RÂGUEBI, UM FEITO QUE NUNCA ANTES TINHA SIDO ATINGIDO

A Selecção Masculina de Portugal sub-20 alcançou um resultado histórico e de grande valor ao conquistar em Coimbra, este sábado, o tricampeonato europeu de râguebi.

O râguebi português foi fundado nos anos 20 do Século XX pela Associação de Rugby de Lisboa e só em 1958 foi lançada a Federação Portuguesa de Rugby. Inicialmente o râguebi foi incentivado por emblemas como o SL Benfica, CDUL, CF "Os Belenenses", Sporting CP, AEIS Agronomia e outros emblemas entretanto extintos, para além de ter contado com o excepcional trabalho de homens como Vasco Pinto Magalhães, que lançaram as bases da modalidade em Portugal.

Após décadas em que as selecções jovens não conquistavam sucessos para além de vitórias constantes ante a Espanha ou raras surpresas ante Itália, Geórgia ou Escócia, a 2ª década do século XXI tem marcado um apogeu não só de honras, mas também de fornecer uma nova "voz" e dimensão à modalidade.

A selecção Nacional de sub-20 conquistou o tricampeonato europeu, um feito que nunca antes tinha sido atingido quer pela Geórgia ou Espanha, selecções que competem neste torneio organizado pela Rugby Europe, entidade que dirige o rugby europeu.

O Campeonato conquistado em 2019 não só marcou como o tri, como mantém a invencibilidade lusa em encontros europeus nos últimos 10 encontros, assumindo-se como a melhor selecção europeia do escalão.

Os títulos conquistados nos últimos anos ficam ao nível do Campeonato Europeu de séniores somado em 2004, no qual Luís Pissarra, atual seleccionador dos sub-20, atuava como médio-de-formação pelos Lobos, no único título europeu da categoria B levantado por Portugal.

Os sub-20 já anteriormente tinham sido campeões em 2012, ombreando neste momento com a Geórgia como a selecção com mais títulos a nível continental europeu deste torneio com 4 conquistas.

Para além dos 26 jogadores que compuseram os convocados para o Campeonato da Europa de sub-20, esteve também envolvido um corpo técnico liderado por Luís Pissarra e auxiliado por José Paixão (vídeo-análise), Nuno Gonzaga (treinador ¾'s), João Rosa (team-manager), Francisco Vareta (treinador) e Ana Moreira (fisioterapeuta).

Numa modalidade que é representada por 6000 mil atletas sem contabilizar treinadores, dirigentes, corpo médico e auxiliar, familiares, veteranos e outros, e mais de 30 clubes de Norte a Sul e que apesar dos constantes problemas de crescimento, o râguebi português tem atingido diversas conquistas, honras e feitos que só demonstram o eterno potencial de uma modalidade quase centenária em Portugal.

A Câmara Municipal de Lisboa tem como mais nenhum município, demonstrado nos últimos anos um efetivo apoio ao desenvolvimento desta modalidade, como o demonstram os novos equipamentos surgidos como são o caso da requalificação do Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito, estrutura utilizada pelo Clube de Rugby São Miguel, o campo 2 do Estádio Universitário de Lisboa, estrutura utilizada pelo CDUL, o campo 2 do Grupo Desportivo do Direito e o Belém Rugby Park, estrutura utilizada pelo Belenenses.

O râguebi é uma modalidade de reconhecidos valores formativos e éticos, formada na sua quase totalidade por atletas amadores. Os jovens atletas sub-20, são estudantes que conciliam essa sua atividade principal, com a preparação intensa que os coloca entre os melhores da Europa, não sei que isso os leve a abdicar do seu tempo livre.

O râguebi é uma modalidade desportiva marcada por profundas diferenças nas condições de acesso, participação e visibilidade, quando comparada com outras, motivo maior que deve suscitar o mais amplo apoio de todos em face deste novo grande feito.
Assim, o Grupo Municipal do PS, propõe na sessão da Assembleia Municipal de Lisboa de dia 9 de Abril de 2019, deliberar:

1. Saudar a Selecção Masculina de Râguebi s-20, pela conquista do Tricampeonato Europeu, felicitando os atletas e equipa técnica, os clubes desportivos de todo o País, e particularmente os da cidade de Lisboa, enaltecendo e sublinhando o trabalho desenvolvido;
2. Enviar o presente Louvor à Federação Portuguesa de Rugby, aos clubes da cidade e aos jogadoras que integram a selecção.

Os Deputados Municipais do Partido Socialista

Miguel Teixeira
José Leitão

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto de Saudação 065/01 (PS)178 Kb
Documento em formato application/pdf 2º Suplemento BM 1316863 Kb