Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 080/01 (5 IND) - Pela atribuição do prémio de honra de "Atriz da Europa 2019" a Maria do Céu Guerra
16-07-2019

Agendado: 16 de Julho de 2019 sujeito a aceitação pelo plenário por entrar após a hora regimentar
Debatido e votado: 16 de Julho de 2019
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade e aclamação
Passou a Deliberação: 324/AML/2019
Publicação em BM:5º Suplemento ao BM nº 1327 de 25/07/2019

VOTO DE SAUDAÇÃO
*PELA ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO DE HONRA DE "ATRIZ DA EUROPA 2019" A MARIA DO CÉU GUERRA
PELO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO - ACTOR OF EUROPE*

O prémio Atriz da Europa foi criado em 2003 para validar a carreira artística individual e a contribuição criativa para a memória comum da civilização europeia e foi entregue, no passado dia 6 de Julho, à atriz Maria do Céu Guerra.
A homenageada nasceu lisboeta em maio de 1943 e estudou Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se estreou nas lides do teatro em 1963, para desde então não mais cessar de nos presentear com a sua presença no palco e nos écrans de todos os tamanhos
Maria do Céu Guerra fez parte dos grupos fundadores da Casa da Comédia e do Teatro Experimental de Cascais e juntamente com Mário Alberto, fundou A Barraca em 1975, companhia que conta hoje com mais de 70 produções.
Além de atriz, Maria do Céu Guerra é a encarnação do espírito humanista e do desejo e necessidade de compreender o Teatro em todas as suas facetas, tendo trabalhado nas funções de figurinista, na direção e conceção de guarda-roupa, em cenografia e direção plástica, produção, adaptação ou dramaturgia, salientando-se sobretudo como encenadora. Destaca-se também o seu trabalho de Direção de Atores em peças levadas à cena no Teatro Nacional D. Maria II e no São Luiz Teatro Municipal.
Maria do Céu Guerra conta com inúmeros prémios atribuídos pelos seus pares, como sejam os Globos de Ouro, o Prémio Sophia ou o Prémio da Imprensa, que a reconhecem como exímia na sua área profissional por papéis específicos que interpretou, mas também com várias honrarias que distinguem o seu percurso, como sejam a atribuição - pela primeira vez a uma mulher - do Prémio Vasco Graça Moura, Cidadania Cultural; foi feita Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 1985 e, em 1994, recebeu o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.
A destreza e plasticidade que tem nos registos dramático e cómico; as facetas popular, intelectual e experimental de que se reveste o seu trabalho; a abordagem singular de autores contemporâneos e clássicos; e a marca que alguns dos seus papés deixaram no imaginário comum, foram agora reconhecidas neste prémio, corroborando internacionalmente a certeza que tínhamos de que o seu trabalho é construtor não só da portugalidade, mas da civilização europeia e - ousamos nós - universal.
Finalmente, para além destes feitos pelos quais hoje é aqui saudada, não queríamos deixar de lembrar que a sua participação cívica se estende para além da mais visível intervenção cultural e destacar que Maria do Céu Guerra foi já deputada na Assembleia Municipal de Lisboa, no mandato 2009/2013, como independente indicada pelo movimento Cidadãos por Lisboa na lista do Partido Socialista, abrilhantando a nossa democracia e a nossa cidade com o seu eclético contributo.

Assim, os Deputados Municipais Independentes do Movimento Cidadãos Por Lisboa, ao abrigo do disposto na alínea c) do art.º 15º do Regimento, propõem à Assembleia Municipal de Lisboa que, na sua sessão plenária de 16 de julho de 2019, delibere:
- Saudar calorosamente e congratular a cidadã Maria do Céu Guerra pelo merecido reconhecimento profissional e cívico que representa a atribuição do galardão de Atriz da Europa 2019.

Lisboa, 16 de Julho de 2019

Os Deputados Municipais Independentes do Movimento Cidadãos Por Lisboa,

Nota: Na elaboração do presente voto, foram consultados os sites
https://pt.wikipedia.org, https://www.jn.pt, https://www.publico.pt, http://www.actorofeurope.net e http://www.abarraca.com

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 080/01 (5 IND) 522 Kb
Documento em formato application/pdf 5º Suplemento BM 1327 de 27/07/20191410 Kb