Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 087/01 (PSD) - Voto de Saudação 10 de Outubro - O Dia Mundial da Saúde Mental
29-10-2019

Agendado: 29 de Outubro 2019
Debatido e votado: 29 de Outubro
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Ausência de quatro Deputados(as) Municipais Independentes da Sala de Plenário
Passou a Deliberação:
Publicação em BM:

Voto de Saudação
10 de Outubro
O Dia Mundial da Saúde Mental

Comemorou-se no passado dia 10 de Outubro o Dia Mundial da Saúde Mental. Criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), teve como objetivo alertar a opinião pública e os decisores políticos mundiais para a questão da saúde mental a nível global. Uma vez identificado como um problema comum a todos os povos, que ultrapassa as barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioecónomicas, visou-se desta forma combater o preconceito e o estigma à volta do tema.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, alguém coloca o término à sua vida através do suicídio, Este é responsável por quase 60 mil mortes anuais só na União Europeia, mortes que podem e devem ser evitadas.
Em relação à saúde mental em Portugal a situação é preocupante. Num estudo efetuado pela Direção-Geral da Saúde, os resultados mostram que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais, sendo os mais afetados as mulheres, quando se comparam os sexos, e as pessoas com menos educação e dinheiro, quando o critério é a posição social. Em Portugal, 1 em cada 5 pessoas sofre de problemas de saúde psicológica, existindo atualmente perto de 100 mil doentes esquizofrénicos.
A saúde mental é um problema transversal à nossa sociedade, sendo urgente apostar na criação de estratégias para implementar programas que promovam a saúde mental e o bem-estar ao longo da vida, contribuindo assim, dessa forma, para a criação de ambientes promotores de bem-estar. O cuidado e o conhecimento psicológico podem salvar vidas!
Neste sentido, vem o Grupo Municipal do PSD propor que a Assembleia Municipal de Lisboa, na 85.ª reunião da Sessão Extraordinária de 15 de outubro, delibere:
1. Saudar o Dia Mundial da Saúde Mental;
2. Saudar todas e todos aqueles profissionais que diariamente trabalham na intervenção das mais variadas áreas da saúde mental, no sentido de melhorar e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes que, infelizmente, padecem deste problema.

Lisboa, 15 de outubro de 2019.

O Grupo Municipal do PSD

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 087/01 (PSD)161 Kb