Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 089/05 (PSD) - Voto de Saudação Ao Sr. Manuel Xavier o Herói Improvável
12-11-2019

Agendado: 12 de Novembro de 2019 nova versão
Debatido e votado: 12 de Novembro
Resultado da Votação: aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação:
Publicação em BM:

Voto de Saudação nova versão

Ao Sr. Manuel Xavier o "Herói Improvável".

Paradoxalmente, quis o destino que duas pessoas que alguns poderiam considerar "filhos de um Deus menor" se cruzassem em Lisboa no início desta semana, e nos mostrassem como tão importantes são para todos nós, com se de um grito silencioso se tratasse. Estes dois seres provaram que a bondade existe nas situações mais extremas e que a dignidade se demonstra nos momentos mais difíceis da nossa vida quotidiana. Duas realidades que se elevam acima da indiferença de uma sociedade que se perde diariamente na representação do parecer ao invés de o ser. A realidade de uma criança recém-nascida deixada ao abandono, num qualquer contentor de lixo da cidade e a realidade de sobreviver de contentor em contentor.
Esta terça-feira passada, o Sr. Manuel Xavier, um sem-abrigo, habitante das ruas de Lisboa, enquanto vagueava pelos caixotes de lixo deparou-se com o choro de uma criança que vinha de um local inusitado, um dos contentores que estavam ao pé de si. Para seu espanto deparou-se com o insólito achado! Um recém-nascido estava abandonando dentro de um dos contentores do lixo que ali se encontrava. Manel, um dos muitos sem-abrigo desconhecidos desta cidade salvou sem hesitar esta criança incógnita de um destino fatal.
O Sr. Manuel Xavier é o "Herói Improvável" e o exemplo de que independentemente das circunstâncias em que nos encontremos na vida, frente a certas realidades, nunca podemos ser indiferentes.

Neste sentido, vem o Grupo Municipal do PSD propor que a Assembleia Municipal de Lisboa, na 89ª reunião da Sessão Ordinária de 12 de Novembro, delibere:
Saudar o Sr. Manuel Xavier pelo acto de respeito pela Vida Humana que exemplarmente demonstrou ao salvar o recém-nascido abandonado na rua.

Lisboa, 08 de Novembro de 2019

O Grupo Municipal do PPD/PSD
Luís Newton

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 089/05 (PSD) nova versão159 Kb