Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 105/12(PPM) - Saudação ao 46º Aniversário 25 de Abril
28-04-2020

Agendado: 28 de Abril 2020
Debatido e votado: 28 de Abril
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação:103/AML/2020
Publicação em BM:4º Suplemento ao Bm nº. 1378, 16.07.2020

Voto de Saudação
Saudação ao 46º Aniversário 25 de Abril

O 25 de Abril de 1974 é uma data importante para a nossa História enquanto País, provocando profundas mudanças ao nível cultural, económico, político e social.

Considerando que celebrar o 25 de Abril é homenagear os Militares de Abril, a sua coragem, a sua visão e determinação, porque a eles se deve a Revolução dos Cravos, o fim da ditadura e do fascismo. A eles se deve a nossa Democracia e a nossa plena liberdade.

Considerando que o corajoso levantamento militar conduzido pelos Capitães de Abril, em 1974, restabeleceu direitos fundamentais como a livre expressão do pensamento e opinião, a liberdade de imprensa, a livre criação de associações e partidos políticos, a elaboração de uma nova Constituição da República Portuguesa, a organização de eleições livres e levou ao crescimento do verdadeiro poder local.

Considerando que esta celebração não deve ser vista como uma rotina institucionalizada, mas sim como um verdadeiro dever cívico, que deve ser reforçado a cada ano que passa.

Considerando que, neste dia, em que celebramos Abril, devemos prestar também a nossa homenagem a todos os autarcas que serviram Lisboa, nos diferentes Órgãos Autárquicos, Assembleias e Juntas de Freguesia, e na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal.
Considerando que o Poder local foi uma forte conquista de Abril, a qual permitiu repor as origens do municipalismo implementados na Monarquia.

Considerando que a Assembleia Municipal de Lisboa é o órgão fiscalizador e o garante da proximidade dos eleitos aos lisboetas, devemos continuar a garantir a conquista diária do nosso futuro.
Assim, o Grupo Municipal do PPM propõe à Assembleia Municipal de Lisboa, reunida a 28 de Abril de 2020, que:

Aprove um voto de saudação dedicado ao 25 de Abril e que as suas conquistas, através da pluralidade democrática, continuem a ser asseguradas nesta Assembleia Municipal uma Lisboa, cada vez mais inclusiva, solidária e amiga do meio ambiente.

Pelo Grupo Municipal do PPM,

Lisboa, 28 de Abril de 2020
A Deputada do Grupo Municipal do PPM

Aline Hall de Beuvink

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 105/12(PPM)42 Kb
Documento em formato application/pdf 4º Suplemento ao BM 1378, 16.07.2020206 Kb