Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 105/14(PSD) - Saudação 25 de Abril e 1º de Maio!
28-04-2020

Agendado: 28 de Abril 2020
Debatido e votado: 28 de Abril
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação:105/AML/2020
Publicação em BM:4º Suplemento ao Bm nº. 1378, 16.07.2020

Voto de Saudação
25 de Abril e 1º de Maio!

"Nunca tantos deveram tanto a tão poucos" - Winston Churchill, frase que ficou para a história a propósito da II Guerra Mundial e que espelha na justa medida a dimensão e o significado da situação atípica em que o Mundo está mergulhado neste preciso momento. Uma luta transversal com uma escala e dimensão ao nível da globalização, que é travada diariamente na frente de combate por vários grupos de pessoas anónimas, das mais variadas profissões em todo o Mundo contra esta Pandemia - consequência do vírus (COVID-19). Um inimigo comum, que silenciosamente entrou nas nossas vidas e nos tirou todas as certezas e verdades dadas como adquiridas, de conceitos absolutos como o do Trabalho e da própria liberdade individual, independentemente da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual. Um vírus, não visível a olho nu, mas que paralisou praticamente todo funcionamento organizativo do Mundo!

Por isso, estas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio de 2020 revestem-se de uma particular importância, não só, porque desmistificam o sentimento indevido de apropriação por parte de uns e de outros, das verdades absolutas ou das meias verdades, dos mais variados ângulos da História, do copo vazio ou meio cheio, como dá, por outro lado, uma dimensão superior e de responsabilidade nunca outrora visto ao sentido e significado da liberdade e de trabalho, na justa medida e consequência da privação de ambos pelo confinamento de todos nós.

Hoje, passados 46 anos da Revolução de Abril e das celebrações em liberdade do 1º de Maio - Dia do Trabalhador, está mais do que presente em todos nós, a importância do que representam estas datas, a nossa história de quase oitocentos anos que é o alicerce fundamental da nossa identidade em relação aos novos desafios que temos pela frente e são muitos, no que diz respeito a este Novo Paradigma, que é possivelmente o maior da história da humanidade.

"A Democracia não é um patamar estanque antes pelo contrário, ela evolui, constrói-se e consolida-se diariamente através de todos nós!" V.N.
Celebremos , pois, ABRIL e MAIO, LISBOA e a DEMOCRACIA!

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida no dia 28 de Abril de 2020, delibera:

1. Saudar o 25 de Abril de 1974, como a data determinante para o fim da ditadura e o início do processo de transição de Portugal para Democracia;
2. Saudar todos quantos tiveram intervenção no 25 de Abril, nomeadamente pela sua determinação alicerçada na vontade genuína em criar um Portugal Democrático;
3. Saudar todos os trabalhadores, com particular destaque os trabalhadores do município de Lisboa que, no meio do atual estado sanitário do país e do mundo, arregaçaram as mangas e mantiveram em funcionamento as estruturas bases da cidade e das suas freguesias, bem como todos os demais que, pelas funções primordiais que desempenham na vida social asseguraram a saúde, a ordem pública e a mobilidade dos demais cidadãos;
4. Que este Voto de Saudação seja enviado ao Exmo. Sr. Presidente da República, à Assembleia da República e às Centrais Sindicais CGTP e UGT.

Viva o 25 de Abril e o 1º de Maio!

Viva a Liberdade!

Lisboa, 27 de Abril de 2020

O Grupo Municipal do PSD

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 105/14(PSD)72 Kb
Documento em formato application/pdf 4º Suplemento ao BM 1378, 16.07.2020213 Kb