Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 162/02 (Mesa da AML) - Congratulação e louvor pela vitória da selecção masculina de futsal no mundial realizado na Lituânia
07-10-2021

Agendado: 18 de Outubro 2021
Debatido e votado: 18 de Outubro 2021
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
(Ausência dos(as) Deputados(as) Municipais Independentes Joana Alegre e Raul Santos nesta votação)
Passou a Deliberação:
Publicação em BM:

CONGRATULAÇÃO E LOUVOR PELA VITÓRIA DA SELECÇÃO MASCULINA DE FUTSAL NO MUNDIAL REALIZADO NA LITUÂNIA

Portugal sagrou-se, no passado domingo, dia 3 de Outubro, Campeão do Mundo de Futsal, ao bater a Argentina, a anterior campeã em título, por 2-1 na final da competição. Com esta proeza alcançada na Arena de Kaunas, na Lituânia, a Selecção Nacional de Futsal fez história ao vencer o primeiro mundial da sua história nesta modalidade. Com este primeiro título mundial, Portugal torna-se o quarto vencedor desta prova, além de Brasil (cinco títulos), Espanha (dois) e Argentina (um).

Com esta brilhante vitória é o desporto português que está de parabéns, pelo prestígio e dignificação do País que esta conquista representou. Este título tem ainda o significado especial de assistir à despedida do capitão da equipa das quinas - Ricardinho -, apontado de forma quase unânime como o melhor jogador de futsal da história da modalidade em Portugal. Com efeito, Ricardinho, que recebeu a taça de campeão do Mundo das mãos de Gianni Infantino, foi também eleito o jogador do Mundial 2021, enquanto Pany, com oito golos, destacou-se como o segundo melhor marcador do Mundial.

Recorde-se que não apenas Portugal é também o actual campeão da Europa, título alcançado em 2018, como, após a vitória do Sport Lisboa e Benfica, a equipa do Sporting Clube de Portugal havia conquistado no passado dia 3 de Maio, em Zadar, na Croácia, a Liga dos Campeões de Futsal da UEFA 2020/21, a mais importante competição de clubes desta modalidade, repetindo o triunfo alcançado há dois anos.

Perante este contexto, a Presidência da República decidiu agraciar com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique todos os jogadores e a equipa técnica vencedora do Campeonato do Mundo FIFA de Futsal 2021. Como exaltou o sr. Presidente da República, esta é "uma modalidade em afirmação, uma selecção em crescimento e evolução (que) alcança (agora) o título de campeã do mundo. Mais um feito desportivo extraordinário que orgulha todos os portugueses ( )".

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida no dia 7 de Outubro de 2021, delibera:

1 - Saudar a Selecção Nacional Masculina de Futsal pela conquista do Campeonato do Mundo de Futsal 2021, felicitando todos os seus atletas e equipa técnica, incluindo a Federação e os clubes desportivos de todo o País, em especial os da cidade de Lisboa, que asseguram o enquadramento das equipas e a formação dos jogadores.

2 - Enviar o presente louvor à Presidência da República, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação Portuguesa de Futebol, à Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, a todos os vereadores da CML, à vitoriosa equipa de Futsal, seus dirigentes, equipa técnica, jogadores e todos os seus serviços de apoio.

Assembleia Municipal de Lisboa, Lisboa, 7 de Outubro de 2021

José Maximiano Leitão
Virgínia Estorninho
António Avelãs

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 162/02 (Mesa da AML)54 Kb