Assembleia Municipal de Lisboa
*
Novas dinâmicas urbanas no centro histórico de Lisboa
19-01-2018

O centro histórico de Lisboa tem sido palco de um conjunto de dinâmicas que se sobrepuseram à tendência histórica de perda demográfica e degradação física e funcional. Algumas destas dinâmicas já eram percetíveis há cerca de uma década mas as mais relevantes são dos últimos 3-5 anos, manifestando-se, sobretudo, na intensificação dos processos de reabilitação do edificado, na presença crescente de novos city users, na aceleração das alterações funcionais e, enfim, na subida significativa dos preços do setor imobiliário.
As Juntas de Freguesia (JF) do centro histórico de Lisboa (Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente)entenderam por isso promover um estudo de diagnóstico e prospetiva sobre estas dinâmicas. Esta iniciativa pretende conferir sustentação técnica para uma melhor ação política de base local, tentando responder a questões urgentes e de impacto muito significativo e evitando soluções de curto prazo, casuísticas e não fundamentadas.

Documentos

  • Novas dinâmicas urbanas no centro histórico de Lisboa - Sumário
  • Novas dinâmicas urbanas no centro histórico de Lisboa - Enquadramento e diagnóstico
  • Novas dinâmicas urbanas no centro histórico de Lisboa - Síntese estratégica e plano de acção

O estudo foi realizado por uma equipa da Quaternaire Portugal, coordenada por Artur Costa (engenheiro civil, pós-graduado em ordenamento do território e ambiente), Andreia Magalhães (geógrafa, mestre em planeamento regional e urbano) e Elisa Pérez Babo (economista, mestre em planeamento do território - inovação e políticas de desenvolvimento).

O estudo foi tornado público em janeiro de 2018 e remetido ao Grupo de Trabalho do Alojamento Local da AR, que entre fevereiro e julho de 2018 desenvolveu a sua actividade no sentido da alteração do regime jurídico do alojamento, tendo estas diligências culminado com a aprovação, em 18 de julho, pelo plenário da AR do novo regime jurídico do alojamento local.

Documentos
Documento em formato application/pdf Novas dinâmicas urbanas no centro histórico de Lisboa - Sumário1348 Kb
Documento em formato application/pdf Novas dinâmicas urbanas no centro histórico de Lisboa - Enquadramento e diagnóstico10897 Kb
Documento em formato application/pdf Novas dinâmicas urbanas no centro histórico de Lisboa - Síntese estratégica e plano de acção1916 Kb