Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Pela atribuição [urgente] de topónimo a duas ruas na Urbanização Nova Amoreiras
14-04-2015

Debatida e votada: 14 de Abril de 2015
Aprovada por Unanimidade

Há pouco mais de 3 anos, a freguesia de Santo António viu concluir a construção da urbanização Nova Amoreiras, situada nos terrenos onde existiu o Colégio Marista, na zona conhecida como Quinta do Mineiro, o que levou à construção de dois novos arruamentos que não detêm designação de topónimo desde 2012.

Uma tem como único acesso uma artéria aberta no que antes era um prédio da Rua Artilharia 1. Essa artéria, que depois conflui com a Travessa das Águas Livres e liga à Rua das Amoreiras, não tem nome, tal como a rua que parte dessa e termina numa rotunda que serve a entrada de serviço dos prédios de habitação e escritórios.

Tal situação dá origem a que moradores e empresas ali sediadas passem por situações absurdas como a de não poderem identificar o seu domicílio para receber correspondência, chamar um táxi ou ambulância ou receber encomendas de porte considerável, a título de exemplo.

Acresce que, a impossibilidade de a EMEL operar naquelas artérias, tem gerado um caos no ordenamento do estacionamento, a aliar ao trânsito provocado pelas barreiras criadas por veículos mal parados e cujo testemunho se encontra relatado numa notícia recente do jornal online Observador.

Por outro lado, esta situação acarreta muitos problemas de que é espelho o Portal "Na minha rua".

A Junta de Freguesia já propôs a atribuição toponímica, para uma das artérias, do arquitecto Cosmelli Sant'Anna, sendo que a Comissão Municipal de Toponímia já emitiu parecer (também segundo declarações ao Observador), estando o processo pendente de envio a reunião de CML. Em relação ao segundo arruamento, não há previsão de atribuição.

Segundo informações existentes, a Comissão Municipal de Toponímia tem recebido e avaliado inúmeras solicitações de atribuição de topónimos, a que se junta o facto da cidade de Lisboa estar praticamente consolidada no que respeita a artérias, pelo que não se entende o atraso nos processos de atribuição de topónimos.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

• Resolva a atribuição de topónimo aos dois arruamentos da urbanização Nova Amoreiras com carácter de urgência, se necessário recorrendo a figura de excepção, para devolver uma vida normal, em particular, aos moradores e comerciantes desta zona.

Lisboa, 10 de Abril de 2015

O Grupo Municipal do CDS-PP

Diogo Moura