Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Pela anunciada requalificação do Largo do Leão, na Freguesia de Arroios
19-04-2016

Debatida e votada: 19 de Abril de 2016
Aprovada por unanimidade

Desde Dezembro de 2011 o CDS vem alertando para o estado de abandono a que foi votado o Largo do Leão, na freguesia de Arroios, tendo nessa altura submetido uma recomendação que foi aprovada por unanimidade.

Ao logo do tempo chamámos a atenção para a proliferação de carros abandonados, a fraca iluminação pública e falta de limpeza, tanto mais que nesse Largo, ou na imediação próxima, funciona uma Escola Básica, outra Superior, um Colégio, um Quartel de Bombeiros e uma embaixada, o que tornava a situação ainda mais preocupante.

Foi com agrado que vimos o Largo do Leão integrado no projecto «Uma praça em cada bairro», onde se previa:

"A nível do espaço público está prevista a regularização de um canal rodoviário com introdução de um separador central com árvores na Rua Visconde Santarém, entre as avenidas Duque Ávila e Rovisco Pais e o Largo do Leão.

Uma área pedonal de estadia no Largo do Leão junto às fachadas dos edifícios vai aglutinar as três frentes edificadas num espaço público único e homogéneo. Este espaço apresentará zonas com bancos, árvores e um quiosque com esplanada.

O estudo prevê o reordenamento do estacionamento automóvel e está em análise com a Carris a possibilidade de revitalização da carreira de elétrico, permitindo a ligação do Largo do Leão à Parada do Alto de São João. A nível do estudo urbano está prevista uma nova definição da paleta de cores nas fachadas dos edifícios envolventes."

Em 2014 a CML repavimentou o Largo e, posteriormente, decepou o arvoredo existente e procedeu à colocação de pilaretes impedindo o estacionamento, no que parecia ser o prelúdio do início da anunciada requalificação.

Em 2015 o espaço desolador manteve-se todo o ano. Nem obras, nem árvores.

Terminado o primeiro trimestre de 2016 não se vislumbra nenhuma iniciativa do Executivo camarário.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

  • Inicie, logo que se encontram reunidas todas as condições legais e regulamentares necessárias ao início da obra, as obras de requalificação do Largo do Leão.
  • Informe sobre a sua calendarização.

Lisboa, 14 de Abril de 2016

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura