Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Pela segurança pedonal na Av. Maria Helena Vieira da Silva
27-09-2016

Debatido e votado: 27 de Setembro de 2016
Aprovada por unanimidade

Na sessão de Assembleia Municipal dedicada a perguntas ao executivo camarário, realizada em 17 de Maio, e no seguimento das várias recomendações e alertas apresentados pelo CDS-PP no que respeita a medidas que garantam a segurança escolar, relatámos o perigo existente no atravessamento das passadeiras junto ao Colégio de São Tomás, derivado ao excesso de velocidade dos automóveis que colocam em perigo os peões, e particularmente, os alunos, familiares e corpo docente.

Nesse sentido, recomendámos que a CML procedesse à elevação das passadeiras nesta zona, o que se veio a constatar durante o período de férias e por acção da Junta de Freguesia do Lumiar, através de transferência de verba pela CML para esse efeito.

Assim, é de salutar que a intervenção em apreço tenha ocorrido antes do início do ano lectivo.

Contudo, se o excesso de velocidade junto ao estabelecimento de ensino foi reduzido, de acordo com os relatos do corpo docente, verificou-se na semana passada mais um atropelamento, desta vez de uma criança.

Se o cuidado a ter com o atravessamento de peões e largada e tomada de passageiros junto ao estabelecimento é importante, há que ter em conta que a passadeira existente junto à superfície comercial Pingo Doce é a que apresenta um maior número de atropelamentos nesta artéria, segundo relatos da população, como o que aconteceu há duas semanas e envolveu uma idosa.

A configuração da Avenida, com uma inclinação significativa, incentiva os automobilistas a aumentarem a velocidade na descida.

Para o efeito, importa que o Município procure medidas que atenuem esta situação, nomeadamente a solução encontrada para o quarteirão superior da mesma artéria.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

Avalie uma solução que atenue e reduza a velocidade dos automobilistas junto à passadeira existente perto do Pingo Doce, nomeadamente através da elevação da mesma ou de outra solução que cumpre este desígnio.

Lisboa, 22 de Setembro de 2016

O Grupo Municipal do CDS-PP

Diogo Moura