Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Espaço museológico do Pavilhão Carlos Lopes
09-05-2017

Debatida e votada: 9 de Maio de 2017
Aprovada com a seguinte votação - A favor: CDS, PEV, BE, MPT, PS, PCP, PAN, PNPN e PSD. | Abstenção: IND.

Quando da apreciação da Proposta 342/CM/2015 - Desafectação do domínio público de parcela de terreno no Parque Eduardo VII e constituição de um direito de superfície sobre a mesma parcela e sobre o Pavilhão Carlos Lopes, nela implantado, a favor da Associação de Turismo de Lisboa o CDS-PP teve a ocasião de saudar o Executivo camarário pela criação de um espaço museológico para albergar o acervo desportivo do atleta olímpico que dá nome ao Pavilhão, aliás, por proposta do CDS, efectuada em sede de CML..
Porém, depois de realizada a obra e da reabertura em 18 de Fevereiro deste ano, deparámos somente com uma exposição temporária, de algumas peças do acervo em apreço. Acervo esse que alberga uma parte significativa do historial do atletismo português e que não pode nem deve ficar confinado em caixotes numa garagem, com o inerente risco de perda ou destruição.
O Pavilhão Carlos Lopes é o local ideal para acolher o acervo do atleta cumprindo, assim, não apenas a vontade do próprio mas também permitindo que o público tenha contacto com o legado histórico imaterial e físico de Carlos Lopes, e de parte importante do atletismo português e da sua projeção mundial, que perdurará para as gerações futuras.
É de elementar justiça que Lisboa e Portugal prestem homenagem a um dos seus maiores referenciais desportivos.
Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

  • A CML envide todos os esforços para que, em estreita articulação com o atleta Carlos Lopes, a totalidade do seu acervo fique exposto, de forma permanente, mais dinâmica e de acesso público, no Pavilhão com o seu nome.
  • A CML envide esforços para proceder à preservação, conservação e inventariação do acervo.

Lisboa, 4 de Maio de 2017

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura