Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Prevenção e Controlo de Legionella
02-02-2018

Exma. Senhora
M.I. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa
Arqª Helena Roseta

Atendendo aos surtos de Legionella que periodicamente têm ocorrido e sabendo-se que é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios que, quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário, uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências em termos de Saúde Pública.

As áreas de maior risco de infecção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, fontes, repuxos, piscinas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP, ao abrigo da alínea f) do nº 1 do artigo 17º e do artigo 73º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vem por este meio requerer a V. Exa. que digne diligenciar, junto da Câmara Municipal, os seguintes esclarecimentos:

  • Que medidas preventivas tomou a CML para garantir a salubridade das fontes repuxos sob a sua tutela?
  • Está a CML em condições de garantir que as torneiras, duches e ar condicionados nas instalações e equipamentos camarários ou sob responsabilidade do município sofreram manutenção, limpeza e desinfecção?

Lisboa, 2 de Fevereiro de 2018

O Deputado
Diogo Moura

resposta da CML:

Documentos
Documento em formato application/pdf 312 Kb