Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Estado de conservação do acervo do Museu do RSB de Lisboa
17-10-2018

Exma. Senhora
M.I. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa
Arqª Helena Roseta

Requerimento nº 026/CDSPP/2018

Exma. Senhora Presidente,

No início de 2015, e em resultado da demolição do quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros de Carnide, foi encerrado o Museu do Bombeiro de Lisboa que ali estava instalado, situação que ainda hoje se mantém.

Tendo os deputados municipais do CDS tido conhecimento que o acervo do Museu estava disperso e poderia não estar a ser preservado nas melhores condições tiveram oportunidade de questionar o senhor presidente da CML, Dr. Fernando Medina, no âmbito da 8ª Comissão, reunida em 16 de Julho de 2018, sobre a localização e estado de conservação das peças museológicas. Não sabendo, naquele momento, dar resposta às questões colocadas tomámos boa nota da vontade manifestada pelo senhor presidente em responder por escrito ao CDS e à 8ª comissão.

Transcorridos 3 meses - e perante a ausência de qualquer resposta - o CDS tomou a iniciativa de interrogar o Senhor Presidente, na sessão de perguntas à CML, de 16 de Outubro de 2018, sobre a localização e estado de conservação do referido acervo. Perguntou, insistiu e, por duas vezes, o presidente da CML respondeu sobre a localização, mas omitiu sempre qual era o estado de conservação do material em apreço.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP, ao abrigo da alínea f) do nº 1 do artigo 17º e do artigo 73º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vem por este meio requerer a V. Exa. que digne diligenciar, junto da Câmara Municipal, os seguintes esclarecimentos:

• Os locais onde está armazenado o acervo do Museu do Bombeiro de Lisboa - instalações do RSB em Chelas e um armazém perto do Parque das Nações - têm condições ideais para a sua preservação e segurança?

• A CML garante que os todas as peças museológicas mantêm o estado de preservação que patenteavam no início de 2015, quando do encerramento do espaço de Carnide?

Lisboa, 17 de Outubro de 2018

O Deputado
Diogo Moura