Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Voto de Pesar por Leonardo Mathias
25-05-2020

Debatido e votado em 26 de Maio de 2020
Aprovado por maioria, com a abstenção de 2 DM independentes.

Faleceu no dia 22 de Abril, aos 84 anos, o embaixador Leonardo Mathias.

O diplomata teve uma carreira de enorme relevo em que merecem destaque os cargos de embaixador de Portugal em Washington, Brasília, Madrid e Paris.

Leonardo Mathias nasceu em 1936. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, iniciou uma carreira na área da diplomacia em 1960. Foi colocado na África do Sul, como Cônsul na Cidade do Cabo, em 1963. Desempenhou funções como embaixador em Bagdad, no Iraque, em 1976, e de Representante Permanente Adjunto de Portugal junto da Organização das Nações Unidas, em 1979.

Nos anos de 1981 e 1982 assumiu as funções de Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, integrando os VII e VIII Governos Constitucionais.

Regressou para a área diplomática e prosseguiu a sua brilhante carreira ao serviço do país. Foi embaixador de Portugal em Washington, nos Estados Unidos, em 1982, e Representante Permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias em Bruxelas, em 1986, embaixador de Portugal em Brasília, em 1989, em Madrid, em 1994, e em Paris, em 2000.

Em 2004, já reformado, assumiu ainda o cargo de Secretário-Geral da UCCLA - União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa e desempenhou funções de administrador da Cruz Vermelha Portuguesa e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ao longo da sua vida recebeu um grande número de distinções honoríficas a nível nacional e internacional.

Assim, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que, na sua reunião de 26 de Maio de 2020, preste homenagem a Leonardo Mathias, guardando um minuto de silêncio em sua memória e enderece à família as mais sentidas condolências.

Lisboa, 20 de Maio de 2020

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura