Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Voto de pesar pelo Cónego Luís Manuel Pereira da Silva
18-06-2020

Votado em 30 de Junho de 2020.
Aprovado por unanimidade.

Faleceu, no passado dia 12 de Junho, aos 63 anos, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva, prior da Sé Patriarcal de Lisboa.

Nascido a 2 de Setembro de 1956, na freguesia de São José, Luís Manuel Pereira da Silva decidiu que queria ser padre aos 10 anos. Estudou durante três anos no seminário menor de Santarém, então parte da diocese de Lisboa, mas regressou a Lisboa quando o seminário fechou, na fase pós-Concílio Vaticano II.

Estudou nos liceus Passos Manuel e Camões, formou-se em Filosofia e deu aulas de Moral em Loures e em Lisboa, na antiga Escola Machado de Castro.

A questão vocacional "vinha sempre, como hipótese". "Sentia que Deus me tocava. E tocava principalmente pelo anúncio do Evangelho e pela liturgia. As celebrações eram momentos altos, em que eu me sentia mesmo interpelado", referiu.

Aos 32 anos voltou para o seminário, tendo sido ordenado padre em 1993, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo cardeal António Ribeiro. Antes, esteve em Roma a estudar Liturgia.

Além de prior da Sé, o padre Luís Manuel era director do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, assistente na Associação de Professores Católicos, professor de Liturgia na Universidade Católica e mestre de cerimónias patriarcais. Como mestre de cerimónias ou como pároco da Sé, entrou muitas vezes na casa de milhares de portugueses, através das transmissões televisivas dos casamentos de Santo António. Como professor, ajudou a formar dezenas de padres.

Em 2018, celebrou 25 anos de ordenação sacerdotal e afirmou ao jornal Voz da Verdade, do Patriarcado de Lisboa, a "profunda gratidão" pela vocação e o trabalho pastoral, nomeadamente na Paróquia da Sé de Lisboa.

Lutou com fé e serenidade contra uma doença ingrata. "Nascemos na Páscoa e vamos de Páscoa em Páscoa até à Páscoa eterna!", dizia muitas vezes.

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida a 30 de Junho de 2020,

• Presta homenagem ao Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, guarda um minuto de silêncio em sua memória e endereça à sua família, amigos, paroquianos, alunos e a toda comunidade católica de Lisboa as mais sentidas condolências.

Lisboa, 18 de Junho de 2020

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura