Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Voto de Saudação a Ana Rocha Sousa
17-09-2020

Debatida e votada em 22 de Setembro de 2020
Aprovada por unanimidade

Ana Rita Rocha de Sousa nasceu em Lisboa, a 25 de Outubro de 1978.

Iniciou a sua carreira como actriz com uma participação especial no filme "No Dia dos Meus Anos", de João Botelho (1992).

Na televisão, estreou-se na série "Riscos", exibida pela RTP1 em 1997, e participou em produções como "Riscos", "Senhora das Águas", "A Raia dos Medos", "Alves dos Reis", "Médico de Família" e "Jura".

No cinema, protagonizou o filme "Beija-me", de Aurélio Vasques (2007).

No teatro, entre outros espectáculos, integrou o elenco de "Sonho de uma Noite de Verão" no Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de João Ricardo.

Enquanto realizadora, dirigiu o documentário "Adriano Aqui e Agora" sobre Adriano Correia de Oliveira, a curta-metragem "Quem nos larga" e diversos showcases de música de artistas como Sérgio Godinho, Maria João, Raquel Tavares, Xaile e Aldina Duarte.

É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2007) e mestre em realização pela London Film School (2013).

Concorreu por duas vezes consecutivas ao Festival de Cinema de Cannes, com filmes incluídos na secção "Short Film Corner".

Na 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, a sua longa-metragem de estreia "Listen" foi distinguida com o prémio Leão do Futuro, o prémio especial do júri da secção Horizontes e os prémios paralelos Bisato d'Oro de melhor realização e Sorriso Diverso Venezia pela abordagem de questões sociais.

Co-produção luso-britânica rodada nos arredores de Londres, com elenco português e inglês, "Listen" acompanha a história verídica de um casal de portugueses emigrados no Reino Unido a quem os serviços sociais retiram os filhos por maus-tratos.

Os galardões atribuídos a "Listen" consagram Ana Rocha de Sousa como realizadora e elevam internacionalmente o cinema português.

Assim, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa, reunida a 22 de Setembro de 2020, que:

Saúde Ana Rocha de Sousa pelos prémios recebidos na 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, reconhecimento internacional do cinema português e motivo de orgulho para o País e para a cidade de Lisboa.

Lisboa, 17 de Setembro de 2020

Pelo Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura