Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Pela uniformização dos corredores BUS e universalidade da circulação de motociclos
06-11-2020

Debatida e votada em 10 de Novembro de 2020
Aprovada por maioria com os votos contra do PS e 1 DM independente e a abstenção do PAN.

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a aumentar o número de quilómetros dos corredores BUS permitindo diminuir o tempo de percurso dos transportes públicos.

A introdução de corredores BUS é benéfica mas acarreta, em muitas das suas inserções, a colocação de barreiras físicas de separação sendo que, consoante as zonas, existem diferentes opções de materiais, o que não permite uma leitura clara para todos os condutores.

Simultaneamente, determinados suportes separadores consubstanciam um perigo para os motociclos, em particular na entrada de corredores BUS para circulação mista ou para viragem à direita. Assim, é essencial criar meios que se afigurem seguros na circulação e perceptíveis para todos os condutores, o que passa pela uniformização dos suportes.

A introdução de vias partilhadas veio permitir uma maior fluidez e segurança para motociclos. A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma recomendação por unanimidade, na sua sessão de 18 de Junho de 2018, para que a Câmara Municipal procedesse à finalização de colocação de sinalética de autorização de circulação de motociclos nos corredores BUS no âmbito da proposta 447/CM/2017 e que iniciasse a avaliação do aumento de autorização de circulação de motociclos e ciclomotores a todos os corredores BUS.

Decorridos mais de dois anos, o aumento da via partilhada não se verificou nem nos novos corredores BUS.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

1. Uniformize o modelo de separadores físicos dos corredores BUS, de modo a criar mais segurança e melhor percepção pelos condutores;
2. Formalize e implemente a universalidade da circulação de motociclos e ciclomotores nos corredores BUS através de sinalização horizontal.

Lisboa, 5 de Novembro de 2020

Pelo Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura